Domingo, 17 de Outubro de 2021
26°

Pancada de chuva

Sorriso - MT

Cidades Revitalização

Canteiros centrais de Lucas do Rio Verde serão revitalizados

Palmeiras mortas e que apresentam riscos de acidentes serão retiradas

17/08/2021 às 20h25
Por: Redação Fonte: Rubens Junior | Ascom
Compartilhe:
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio
Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio

Com objetivo de evitar acidentes em vias e revitalizar os espaços públicos, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, está fazendo um levantamento das árvores condenadas na cidade. O início dos trabalhos será com a retirada de palmeiras mortas dos canteiros centrais.

Segundo o secretário, eng. Alexandre Orbolato, serão retiradas palmeiras imperiais que, quando sem vida, podem oferecer risco de acidentes, cair em via pública, nas ciclovias, residências ou veículos.

A ação também serve para revitalização da cidade, uma vez que serão plantadas outras palmeiras nos locais em que forem retiradas. “Para essa ação nós vamos contar com o apoio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que vai ceder mudas para que a nossa equipe plante em todos esses locais que terão árvores retiradas”, explicou o secretário.

Mesmo sem vida, algumas dessas palmeiras podem abrigar ninhos de aves das mais diversas espécies, em especial, as araras. Antes de retirar a árvore, a equipe da Secretaria de Infraestrutura e Obras fará uma minuciosa inspeção para certificar de que não exista nenhum tipo de ninho feito no tronco da árvore, caso contrário, a mesma não poderá ser retirada.

“Nós faremos essa inspeção com muito cuidado para preservar qualquer ninho que a equipe encontrar. É importante destacar que se constatada a presença de aves e/ou ninhos, a árvore em questão, mesmo sem vida, não será retirada”, destacou Alexandre.

Para o biólogo da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis, a ação é importante para evitar acidentes. “A palmeira imperial tem fins paisagísticos na cidade e, quando ela perde essa função, não tendo nenhum outro propósito ambiental como, por exemplo, a presença de ninho ou presença de animais que façam algum tipo de interação naquele ambiente, então não há nenhum problema a substituição do indivíduo”. 

Ainda, conforme o biólogo, diversos fatores podem afetar o desenvolvimento das palmeiras imperiais e deixá-las vulneráveis. “Além da questão do solo, umidade e ação predatória do homem, outros fatores podem condenar uma planta, que pode ser acometida inclusive por doenças. É possível identificar uma palmeira que já não está saudável pelo tombamento parcial ou total das folhas e o amarelamento, além de outros fatores”, explicou Palis.

A equipe responsável pela retirada das palmeiras deve passar pelas principais ruas e avenidas da cidade, em especial as avenidas Paraná, Rio Grande do Sul, Nações e Brasil, que concentram maior parte das árvores dessa espécie.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde - MT
Lucas do Rio Verde - MT
Sobre o município Capital da Agroindustria
Sorriso - MT Atualizado às 00h32 - Fonte: ClimaTempo
26°
Pancada de chuva

Mín. 24° Máx. 32°

Seg 33°C 23°C
Ter 34°C 24°C
Qua 34°C 24°C
Qui 35°C 23°C
Sex 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes