Sexta, 29 de Março de 2024
°

Cidades Serviço Social

Serviço Social: Saiba porque hoje é comemorado o dia dessa profissão

O dia em que se comemora o Dia do Assistente Social é momento propício para uma reflexão sobre as mudanças que a profissão sofreu ao longo dos anos.

15/05/2020 às 09h43
Por: Redação Fonte: Prefeitura Municipal de Tapurah
Compartilhe:

Atuar diretamente nas políticas sociais com o compromisso de defender e garantir os direitos da população, esse é o papel do Assistente Social, que comemora hoje (15.05) o seu dia. Embora a profissão tenha sido legalmente reconhecida por meio da Lei nº 3252 em 27 de agosto de 1957, somente em 15 de maio foram regulamentados e instituídos os instrumentos normativos e de fiscalização, na época pelo Conselho Federal e Regional de Assistentes Sociais. 
A Lei que regulamenta a profissão sofreu alterações para adequar a legislação aos avanços da atuação profissional e, hoje, o Serviço Social é regulamentado pela Lei 8.662/1993. Segundo o Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), o Brasil tem hoje aproximadamente 160 mil profissionais com registro nos 26 Conselhos Regionais de Serviço Social (CRESS). É o segundo país no mundo em quantitativo de assistentes sociais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. 
O dia em que se comemora o Dia do Assistente Social é momento propício para uma reflexão sobre as mudanças que a profissão sofreu ao longo dos anos. A profissão não contribui apenas no combate à desigualdade, mas também na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. É uma carreira de cunho assistencial, voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social. 
De acordo com a pesquisa Assistente Sociais no Brasil, realizada pelo CFSS, a profissão é composta majoritariamente por mulheres – 90%. O estudo também confirma a tendência de inserção do Serviço Social em instituições de natureza pública, com quase 80% da categoria ativa trabalhando nessa esfera. A saúde, a assistência social e a previdência social são as áreas que mais empregam profissionais.


Mercado de Trabalho 
O mercado de trabalho de um assistente social tem aumentado. A terceirização de parte dos serviços sociais e de saúde do governo para ONGs faz crescer a procura por esses profissionais para gerir e implementar políticas nessas áreas. Porém, não é incomum vermos vagas para assistentes sociais em instituições de iniciativa privada como hospitais, creches e escolas. 
O curso de graduação em Serviço Social não é um dos mais procurados no país, mas é perfeito para quem se interessa por esse tipo de atividade. Seu conteúdo é voltado para que os alunos entendam a realidade social que os cerca e possam analisar criticamente as situações. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Atualizado às 20h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Sáb °C °C
Dom °C °C
Seg °C °C
Ter °C °C
Qua °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes