Quinta, 18 de Abril de 2024
°

Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Proposta exige a apuração de votos na mesma hora em eleição nacional

Atualmente a contagem segue fuso horário dos estados e do DF

01/03/2021 às 12h40
Por: Redação Fonte: Agência Câmara de Notícias
Compartilhe:
Para Eduardo Bolsonaro, divulgar os resultados no mesmo horário em todo o País seria uma forma de evitar possíveis fraudes - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)
Para Eduardo Bolsonaro, divulgar os resultados no mesmo horário em todo o País seria uma forma de evitar possíveis fraudes - (Foto: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 5163/20 exige que a apuração dos votos em eleições nacionais só poderá começar após o recebimento, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de todos os boletins das urnas eletrônicas nos estados e no Distrito Federal.

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados altera a Lei das Eleições ( 9.504/97) e o Código Eleitoral (Lei 4.737/65). Hoje a apuração começa pouco depois do fechamento das urnas pelo fuso horário nas unidades federativas.

“O Brasil possui quatro fusos horários, e as urnas no Acre são fechadas duas horas depois da contagem dos votos já ter sido iniciada no Sul, no Sudeste e em parte do Centro-Oeste”, disse o autor, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

“A divulgação dos resultados no mesmo horário em todo território nacional seria uma forma de evitar possíveis fraudes no processo eleitoral e dar mais segurança ao eleitor”, continuou o parlamentar, ao justificar a proposta.

Tramitação
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 20h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Sex °C °C
Sáb °C °C
Dom °C °C
Seg °C °C
Ter °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes