Segunda, 20 de Maio de 2024
°

Geral Legislativo - MT

ALMT homenageia chefes de cozinha em sessão especial no Sesc Arsenal

As honrarias foram entregues pelo deputado Wilson Santos (PSB). O evento está em sua sexta edição e contou com a participação da classe gastronômic...

16/05/2024 às 10h00
Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MT
Compartilhe:
Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA
Foto: GILBERTO LEITE DE OLIVEIRA

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta quarta-feira (15), no Sesc Arsenal, em Cuiabá, sessão especial para homenagear chefes de cozinha, empresários, donos de restaurantes e representantes da classe gastronômica de Mato Grosso. As honrarias foram entregues pelo deputado Wilson Santos (PSB).

De acordo com o parlamentar, o setor da gastronomia gera 70 mil empregos e tem potencial de grande expansão em Mato Grosso. “Esse evento está em sua sexta edição. Daqui já surgiram ideias geniais, como projeto de lei que foi levado ao Senado a fim de normatizar a profissão de gastrônomo. São milhares de brasileiros que levam para casa o sustento do seu trabalho por meio da produção de alimentos, cada um com seu talento, além dos sabores de cada região”, enfatizou o deputado.

Wilson Santos destacou também a importância do Parlamento estadual em fazer essa merecida homenagem à cadeia produtiva da gastronomia. “A Assembleia Legislativa vem até o Sesc Arsenal há seis anos para homenagear essa classe trabalhadora, que gera empregos e nos alimenta com um dos maiores prazeres da vida que é a comida”, disse.

Alcir Viana é chefe de cozinha em Goiânia (GO). Um dos homenageados da noite, ele conta que é especialista em gastronomia PANC (planta alimentícia não convencional). “O que muitas vezes são descartados pela maioria dos cozinheiros eu aproveito. Aqui é a terra da soja, onde as pessoas conhecem as propriedades dos grãos, mas não sabem que as folhas dela também são comestíveis, assim também como a casca de batata e da cenoura. A gente faz aproveitamento desses alimentos, que são saborosos e nutritivos. Estamos fazendo um resgaste dos nossos ancestrais que utilizavam esses alimentos ricos em nutrientes”, contou.  

Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MT
Foto: Reprodução/Assembleia Legislativa - MT

A chefe de cozinha Carolina Luckmann destacou ser “ uma emoção muito grande ser reconhecida como esse prêmio importante para da gastronomia. Nossa empresa, o Pé de Cookie, teve início há três anos e foi em um momento muito difícil, pois, na época, precisamos superar alguns obstáculos. Hoje, estamos sendo reconhecidos e nossa empresa é um sucesso”, declarou.

Solidariedade -O coordenador da empresa Urbano Alimentos, Sidney César Viana da Silva, disse que muito além de receber o prêmio, a noite é também de anúncio de  uma parceria entre a Federação Estadual do Comércio (Fecomércio) e o projeto Mesa Brasil para doação de alimentos aos desabrigados Rio Grande do Sul (RS). “Fico feliz em ser homenageado, mas, além disso, nossa empresa está fazendo a doação de uma tonelada de alimentos, entre arroz, feijão e massa, para contribuir com as pessoas vítimas do desastre ambiental no Rio Grande do Sul", destacou.  

O presidente da Associação dos Chefes de Cozinha de Mato Grosso (ACCMT), Fábio Cruz, disse que sempre vem lutando pela classe, saudou o fortalecimento da categoria e agradeceu a Assembleia Legislativa pelo apoio.

Dia Nacional do Chefe de Cozinha- Comemorado dia 13 de maio, a data, criada pela associação brasileira da alta gastronomia em 1999, é uma oportunidade para reconhecer a contribuição dos profissionais da culinária para a cultura e economia do nosso estado.  

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Atualizado às 20h00 - Fonte: ClimaTempo
°

Mín. ° Máx. °

Ter °C °C
Qua °C °C
Qui °C °C
Sex °C °C
Sáb °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes