Segunda, 20 de Maio de 2024
°

Cidades Sorriso - MT

Corporações de Sorriso se destacam na 1ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina

Na última sexta-feira (10), os integrantes da Banda Musical Municipal de Sorriso (Bamus) e da Banda Municipal de Percussão Guerreiros do Sol recebe...

16/05/2024 às 17h31
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

Na última sexta-feira (10), os integrantes da Banda Musical Municipal de Sorriso (Bamus) e da Banda Municipal de Percussão Guerreiros do Sol receberam o resultado final da “1ª Copa América Virtual de Bandas e Fanfarras”, organizada pela Associação Brasileira de Bandas e Fanfarras de Santa Catarina (Abanfaesc) e pela Liga Brasileira de Bandas e Fanfarras (LBF).

O professor e maestro Samuel Roque, de Joinville, fez uma live no YouTube para divulgar os resultados da disputa que, de acordo com o presidente da Abanfaesc, Gilberto Orsi, “reuniu 6.500 músicos da América Latina (Brasil, Venezuela, Equador, México, Colômbia, Argentina, Uruguai) e África (Nigéria), os quais enviaram um montante total de 345 vídeos”.

A Bamus, da Escola de Música São Domingos, regida pelo maestro Rondinelli de Souza Chaves, conquistou as seguintes premiações: 1º lugar Corpo Musical na categoria Banda Musical Infantil; 1° lugar Mór de Comando ficou com Bianca Toscano que conquistou também 3° lugar geral; o 3° lugar Pavilhão Nacional na categoria juvenil e 5° lugar de Baliza, na categoria fraldinha, com Maria Eduarda.

Já a Banda Guerreiros do Sol, sob comando do maestro Anderson Teixeira de Souza, conquistou o 1° lugar na categoria Banda de Percussão com instrumentos melódicos infanto juvenil; 2° lugar de Corpo Coreográfico Juvenil, 1° lugar em Baliza infanto juvenil com a aluna Yasmim Vitória Pereira da Silva, que conquistou também o 3° lugar no geral, com mais de 65 concorrentes.

Segundo a Coordenadora da Escola de Música, Rosecleia Pereira Santos, não conhecer os concorrentes foi um grande desafio para o grupo. “Sinceramente, eu não esperava ganhar tantos prêmios logo na primeira edição, principalmente em se tratando de um campeonato a nível Internacional. O concurso contou com mais de 54 corporações de toda América Latina. Estou muito orgulhosa e feliz pela conquista”.

O Maestro da Bamus Rondinelli, completou que a Escola de Música São Domingos “é um projeto social, onde através da música são transferidos valores sociais, civismo, ações de combate à criminalidade, apoio às escolas e às famílias”.  “Competições como essa são excelentes oportunidades para esses alunos colocarem em prática o que aprendem todos os dias no polo, e terem contato com outras culturas”, diz.

De acordo com o Secretário da pasta de Cultura, Turismo e juventude, Salles Fernandes, “ao que perece, o objetivo da disputa foi de oferecer espaço aos talentos de nossa juventude e mostrar que as bandas e fanfarras ainda estão vivas”.

“Nessa edição, aprendemos que a diversidade cultural e o acesso ao campeonato só foram possíveis devido ao formato virtual. Olha que legal! Trata-se de um trabalho de extrema relevância, porque estamos lidando com as expectativas de crianças, jovens e adultos”, conclui.

“Vários prêmios serão enviados aos vencedores da competição, sendo eles trompetes, uniformes para Mór de comando e baliza, bastões, jogos de fitas, botas e dinheiro. Além disso, os alunos também receberão certificados”, conta Gilberto Orsi.

CATEGORIAS QUE SORRISO VENCEU NA COPA AMÉRICA DE FANFARRAS

BAMUS – INSTRUMENTAL (BANDA MUNICIPAL MUSICAL – ESCOLA DE MÚSICA SÃO DOMINGOS) 40 MEMBROS – REGIDA PELO MAESTRO RONDINELLI DE SOUZA CHAVES

1° LUGAR BANDA INSTRUMETAIS SOPRO CATEGORIA INFANTIL

1° LUGAR CAPITÃ MOR FEMININA CATEGORIA MIRIM - BIANCA TOSCANO

3° LUGAR CAPITÃ MOR FEMININA GERAL - BIANCA TOSCANO

3° LUGAR PAVILHÃO - CATEGORIA INFANTO JUVENIL

5° LUGAR BALIZA FEMININA CATEGORIA FRALDINHA GERAL - MARIA EDUARDA

BANDA DE PERCUSSÃO MUNICIPAL GUERREIROS DO SOL – 35 MEMBROS – REGIDA PELO MAESTRO ANDERSON PACIÊNCIA

1° LUGAR INFANTO JUVENIL

2° LUGAR BALIZA FEMININA CATEGORIA INFANTO JUVENIL – YASMIN VITORIA PEREIRA DA SILVA

2° LUGAR CORPO COREOGRÁFICO INFANTO JUVENIL


Texto: Carolina Lasco

  • Texto: Carolina Lasco

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Atualizado às 20h00 - Fonte: ClimaTempo
    °

    Mín. ° Máx. °

    Ter °C °C
    Qua °C °C
    Qui °C °C
    Sex °C °C
    Sáb °C °C
    Horóscopo
    Áries
    Touro
    Gêmeos
    Câncer
    Leão
    Virgem
    Libra
    Escorpião
    Sagitário
    Capricórnio
    Aquário
    Peixes