Domingo, 27 de Abril de 2025
24°

Tempo nublado

Lucas do Rio Verde, MT

Cidades Sorriso - MT

Sorriso registra mais de 64 mm de chuva em pouco mais de uma hora

O alto volume das chuvas de ontem, 25 de março - foram 64,4 milímetros em apenas uma hora e meia, totalizando 66,2 durante o dia todo; rendeu ruas ...

25/03/2025 às 14h20
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

O alto volume das chuvas de ontem, 25 de março - foram 64,4 milímetros em apenas uma hora e meia, totalizando 66,2 durante o dia todo; rendeu ruas alagadas, veículos presos no temporal e casas atingidas, queda de fios, árvores e muros. “Foi muita chuva em um espaço muito curto de tempo”, explica o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), sargento BM da reserva Alberto dos Santos.

Segundo Alberto, a maioria dos chamados recebidos e atendidos pela Defesa Civil foi de motoristas presos nas águas. Nesses casos, a recomendação diante da chuva é ter um pouquinho de paciência e cautela. “A chuva precisa ser respeitada, é necessário sim aguardar, quando o motorista vê que a água ultrapassa o pneu não é recomendado sair, pois nessa altura já atinge o motor e o veículo vai sofrer danos e parar”, frisa.

Alberto reforça que os bueiros não tiveram como dar conta da vazão da água justamente pelo alto volume da chuva. “Constantemente nossa equipe sinaliza pontos de bueiros com cones, mas estes são retirados e nos dias de chuva intensa há o perigo eminente de alguém cair; nessa noite repassamos todos esses pontos três vezes para refazer a sinalização”, pontua.

A Defesa Civil também registrou dois chamados para atendimento de casas atingidas, um no bairro Vila Bela e outro no São Domingos. “Nesses dois endereços constatamos muita água nas varandas, a calha não conseguiu dar vazão ao volume d’água”, explica o coordenador. Alberto destaca que para amenizar situações assim o indicado é realizar manutenção constante do telhado e verificar as calhas. “Sabemos que ainda assim em dias de muita chuva como ontem muitos pontos terão problemas, mas a manutenção da calha e do telhado são essências para amenizar os danos”, detalha.

E sempre é bom ter em mãos o número da Defesa Civil para apoio em emergências. A equipe atende 24 horas de segunda a segunda pelo (66) 99685-6593.

Apoio para quem precisa

Famílias que tenham sofrido perdas e danos durante a chuva podem e devem procurar apoio no Armazém Social.E para auxiliar quem precisa, nesta terça-feira, 25 de março,  a Secretaria da Mulher e da Família (Semfa) iniciou uma campanha de arrecadação de roupas, calçados, roupas de cama e banho, brinquedos, materiais de construção, eletrodomésticos, materiais escolares, colchões, itens de higiene pessoal e materiais de limpeza. Itens como alimentos não perecíveis também serão bem-vindos ao espaço que funciona como uma central de recepção, triagem e armazenamento da rede do bem.

Quem puder auxiliar pode levar os itens até um dos pontos de doações localizados no próprio Armazém Social ao lado do Cras São Domingos; na Secretaria da Família e da Mulher anexo à Prefeitura e no Corpo de Bombeiros. Já quem tem doações, mas não tem como levar até os pontos pode ligar no (66) 99974-6793 que a equipe do Armazém Social irá buscar.

A primeira-dama e gestora da pasta da Mulher e da Família, Mara Fernandes, pontua que a equipe do Armazém está preparada para receber, fazer a triagem, armazenar e realizar o repasse a famílias em situação de vulnerabilidade social, incluindo as cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico); famílias atendidas pela Semfa e instituições de acolhimento e demais situações, como no caso de quem sofreu danos na chuva de ontem.

O Armazém fica localizado na Rua Tangará, 64, Bairro São Domingos, ao lado do CRAS São Domingos.

Reveja as recomendações para evitar transtorno em dias de chuva intensa:

  • Mantenha as calhas limpas;
  • Evite transitar durante a chuva;
  • Se a água bater no pneu do veículo, da motocicleta ou da bicicleta, aguarde para sair;
  • Não retire cones que demarquem bueiros;
  • Evite ficar em baixo de árvores e rede de fios elétricos.

Texto: Claudia Lazarotto

Fotos: Defesa Civil

Atenção

Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde, MT Atualizado às 08h04 - Fonte: ClimaTempo
24°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 29°

Seg 28°C 21°C
Ter 27°C 21°C
Qua 28°C 21°C
Qui 29°C 21°C
Sex 28°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes