
Realizado nesta sexta-feira (06), em Lucas do Rio Verde, o 1º Encontro Transporte Seguro surge com a proposta de fortalecer a cultura de prevenção, qualificação e atualização técnica dentro do setor de transporte, considerado um dos pilares da economia regional e nacional. A iniciativa reúne empresários, especialistas jurídicos, forças de segurança e representantes do setor produtivo para discutir desafios e soluções voltadas à segurança operacional, trabalhista e viária. Segundo os organizadores, mais de 280 pessoas participaram do evento.
Um dos idealizadores do evento, Alex Momberger, destaca que a realização do encontro representa a concretização de um projeto antigo do setor. Segundo ele, a proposta é ampliar o acesso à informação e contribuir diretamente para a redução de problemas enfrentados diariamente pelos transportadores.
“É um sonho bastante antigo nosso trazer um evento desse tamanho e dessa magnitude para o município. A ideia é mostrar como funciona hoje a segurança no transporte e também como a gestão pode ajudar a prevenir obstáculos como sinistros e questões trabalhistas. Queremos trazer cada vez mais informação para o transportador e contribuir com a sociedade”, afirmou.
Momberger também reforça que o transporte é um setor desafiador e que o conhecimento é uma ferramenta essencial para a atuação segura nas estradas. “O transporte é um ramo muito desafiador. Quando a gente leva informação, com certeza ajuda o transportador na estrada”, completou.
Importância da advocacia atualizada
A advogada Larissa Mesquita, organizadora do evento ao lado da SR Caminhões e do Grupo 163, explica que a atualização jurídica é fundamental para o setor, principalmente diante das constantes mudanças na legislação do transporte e da lei do motorista.
“A advocacia precisa estar atualizada, mas não adianta só o advogado estar atualizado, o cliente também precisa. A lei do motorista muda constantemente e a nossa missão é transmitir esse conhecimento para que o transportador não sofra prejuízos lá na ponta”, ressaltou.
Ela também destacou que muitos conflitos trabalhistas surgem por falta de informação. “Hoje o transportador precisa comprovar muitas situações que antes eram diferentes. O conhecimento é fundamental para que aquilo que era feito na prática no passado não gere problemas hoje”, explicou.
Estratégia como diferencial
Para o empresário Sérgio Paganini, da SR Caminhões, o evento também cumpre o papel de levar inteligência operacional para o setor, indo além da venda de equipamentos e veículos.
“Além de fornecer o caminhão, que é o insumo do nosso negócio, poder oferecer informação, inovação e inteligência operacional agrega muito valor ao setor. Trouxemos nomes reconhecidos nacionalmente para falar sobre segurança, reforma tributária e legislação trabalhista”, destacou.
Vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Joci Piccini reforçou a relevância do transporte para o desenvolvimento econômico do país e avaliou que eventos como esse ajudam a preparar o setor para um cenário de crescimento e modernização da logística.
“O caminhoneiro está na vida de todos os brasileiros. Trazer esclarecimento e mostrar como fazer um transporte seguro e com qualidade ajuda toda a cadeia produtiva. Com as mudanças que Mato Grosso vem passando, com duplicações e ferrovias, o transporte vai crescer ainda mais e exigir cada vez mais qualificação”, afirmou.
Trânsito mais seguro
Representando a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o chefe da delegacia, Maicon Fraida Ferreira, destacou que iniciativas como o encontro contribuem diretamente para a construção de um trânsito mais seguro e consciente.
“O modal rodoviário ainda é o principal no Brasil e somos extremamente dependentes dele. Eventos como esse são importantes porque trabalham o transporte como um ecossistema, envolvendo segurança viária, saúde do trabalhador, segurança jurídica e financeira das empresas”, explicou.
Ele também ressaltou que a educação é um dos principais caminh
os para a redução de acidentes. “Quando a iniciativa privada também atua na educação, conseguimos alcançar ainda mais pessoas e construir, aos poucos, um trânsito mais seguro”, disse.
O juiz da 1ª Vara do Trabalho de Lucas do Rio Verde e diretor do foro, André Simeonato, destacou o impacto social do transporte e a necessidade de debates permanentes sobre o setor.
“É uma atividade motriz, que leva o país adiante. Discutir segurança e boas práticas é fundamental. É um setor que gera muitas demandas trabalhistas e, muitas vezes, de alto valor. Por isso, discutir formas mais seguras de atuação é essencial”, pontuou.
O evento reforça a importância da qualificação contínua do setor, especialmente diante do aumento do fluxo logístico, das mudanças na legislação e das transformações estruturais no sistema de transporte brasileiro.
FeijOAB FeijOAB 2026 acontece neste sábado em Lucas do Rio Verde; retirada de abadás termina hoje
Show Safra Show Safra Connect a união da tradição e das tecnologias que transformam o agronegócio
Centro Empresarial Centro Empresarial Lodi chega para impulsionar conexões e oportunidades em Lucas do Rio Verde
Mérito Empresarial Mérito Empresarial 2026: CDL recebe resultado da pesquisa e inicia preparação para grande premiação
Inauguração Centro Empresarial Lodi inaugura novo conceito de ambiente corporativo em Lucas do Rio Verde com capacidade para até 63 salas comerciais
Expolucas Comércio de Lucas do Rio Verde comemora realização da Expolucas e espera aquecimento nas vendas
Show Safra Show Safra Mulher destaca o protagonismo, força e elegância das mulheres no agro
Show Safra Novo site do Show Safra Mato Grosso moderniza acesso e amplia conexão com expositores
Amor em Dobro Amor em Dobro impulsiona vendas e amplia chances de consumidores concorrerem a prêmios em Lucas do Rio Verde Mín. 20° Máx. 32°