
A Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, lançou oficialmente, na noite desta segunda-feira, 23 de fevereiro, o programa Desenvolve Sorriso. O evento foi realizado no Auditório Farroupilha, no Centro de Eventos Ari José Riedi, e reuniu autoridades municipais, lideranças empresariais e empreendedores que movimentam a economia local.
Estiveram presentes o prefeito Alei Fernandes, acompanhado da primeira-dama e secretária da Mulher e da Família, Mara Fernandes, o vice-prefeito Acácio Ambrosini, além de secretários municipais e representantes do setor produtivo.
Idealizado pela secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Cristiane Santos, em conjunto com o coordenador do CAE (Centro de Atendimento Empresarial), Leonardo Kozak, o Desenvolve Sorriso reúne em um único programa as principais ações da Secretaria voltadas ao fortalecimento dos negócios no município.
Durante a apresentação, Cristiane destacou que o programa nasce com o propósito de organizar, ampliar e dar visibilidade às políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo. “O Desenvolve Sorriso é um programa, uma estratégia de crescimento. Reunimos aqui linhas de crédito para quem quer iniciar ou manter seu negócio, feiras do empreendedor, o Sorriso Empreendedor Itinerante, o Festival do Milho, ações para fortalecer o ecossistema de inovação e a construção do nosso Parque Tecnológico. Estamos criando oportunidades reais para que os empreendedores cresçam junto com a cidade”, afirmou.
Entre as iniciativas apresentadas estão as linhas de crédito com condições facilitadas para diferentes segmentos, ações itinerantes de orientação empresarial e eventos de fomento ao comércio local, todos com foco na expansão e formalização de pequenos e médios negócios.
O prefeito Alei Fernandes, no uso da palavra, fez questão de falar sobre a importância de investir nas pessoas. “Não basta ter estrutura, prédios e projetos. É preciso ter gente preparada e motivada. São os empreendedores que fazem o comércio girar, que geram emprego e renda. Sem eles, a economia não funciona”, disse.
Após o lançamento do programa, o público acompanhou a palestra do neurocientista Leandro Mattos, que abordou o tema “Neurociência, como potencializar resultados”. Ele destacou que a inteligência artificial é uma realidade e deve ser utilizada nos negócios. “A inteligência artificial está diante de nós. Quem aprender a utilizá-la no planejamento e no desenvolvimento terá vantagem competitiva. Explorar a IA é um excelente caminho para os negócios, para a vida e para a humanidade”, pontuou.
Na ocasião, Leandro Mattos também falou sobre seu projeto, o V.E.R.A., ferramenta digital de triagem rápida e acessível para identificação de possíveis sinais de Transtorno do Espectro Autista (TEA), premiada mundialmente por sua inovação. Segundo ele, tecnologias como essa permitem intervenções não medicamentosas para modular a atividade cerebral de pessoas autistas e melhorar sua qualidade de vida.
O palestrante disponibilizou gratuitamente o acesso à plataforma Cognisigns para triagem de TEA — acesse: https://platform.cognisigns.com/products/autism . Mattos reforçou que a tecnologia foi desenvolvida para ampliar o alcance das ferramentas de apoio e identificação precoce.
Texto: Larissa Gribler
Fotos: Ney Douglas
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
FeijOAB FeijOAB 2026 acontece neste sábado em Lucas do Rio Verde; retirada de abadás termina hoje
Show Safra Show Safra Connect a união da tradição e das tecnologias que transformam o agronegócio
Centro Empresarial Centro Empresarial Lodi chega para impulsionar conexões e oportunidades em Lucas do Rio Verde
Mérito Empresarial Mérito Empresarial 2026: CDL recebe resultado da pesquisa e inicia preparação para grande premiação
Inauguração Centro Empresarial Lodi inaugura novo conceito de ambiente corporativo em Lucas do Rio Verde com capacidade para até 63 salas comerciais
Expolucas Comércio de Lucas do Rio Verde comemora realização da Expolucas e espera aquecimento nas vendas
Show Safra Show Safra Mulher destaca o protagonismo, força e elegância das mulheres no agro
Show Safra Novo site do Show Safra Mato Grosso moderniza acesso e amplia conexão com expositores
Amor em Dobro Amor em Dobro impulsiona vendas e amplia chances de consumidores concorrerem a prêmios em Lucas do Rio Verde Mín. 20° Máx. 32°