
A oferta do método contraceptivo intradérmico (Implanon), em todas as unidades básicas de saúde (UBSs), reduziu em 35%, o número de adolescentes grávidas, nos últimos dois anos, em Lucas do Rio Verde.
Em 2023, segundo relatório do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), o município registrou 188 casos de gravidez na adolescência, em 2024, 144 e no ano passado, 114 mulheres, com idades entre 14 e 19 anos.
A secretária municipal de Saúde, médica especialista em Medicina de Família e Comunidade, Fernanda Heldt Ventura, ressaltou a importância dos resultados, que vão além da questão social.
“Não é somente a questão financeira, de ter uma estrutura familiar para receber uma criança, tem toda a questão de saúde, saber se o corpo dessa adolescente está preparado, o psicológico e o emocional para gerar uma vida”.

(Foto: )
O método é ofertado no município desde outubro de 2023 e já foram implantados mais de mil dispositivos. A aquisição foi realizada por meio do Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, com investimento de pouco mais de R$ 700 mil, em 1.500 dispositivos.
Segundo a médica, especialista em Medicina de Família e Comunidade, Yohanna Faustino, o Implanon age liberando lentamente o hormônio etonogestrel (progesterona), que impede a ovulação e evita a gravidez.
O dispositivo é colocado em um dos braços, com o uso de anestesia local. O procedimento é realizado nas unidades de saúde. Antes da colocação, a paciente passa por consulta médica, realiza os testes rápidos e recebe todas as orientações.
“A colocação é simples, menos de dez minutos. O método tem duração de três anos e uma reversibilidade rápida. Muito eficaz, com mais de 99% de segurança, muito mais seguro que uma laqueadura”, explicou a médica.

(Foto: )
A assistente de marketing Maria Eduarda Prates colocou o dispositivo em 2024, na época, solteira e com 17 anos. Hoje, casada, ela contou que utiliza apenas o método para evitar a gravidez.
“O Implanon é show! É uma tranquilidade não ter que me preocupar, se eu tomei ou não o comprimido. Eu sonho em ser mãe, mas sei que esse não é o momento certo. Tem o trabalho, a faculdade, é uma correria louca e eu sou muito nova ainda”.
Desde dezembro do ano passado, o método contraceptivo intradérmico é ofertado pelo Ministério da Saúde. O dispositivo é indicado para mulheres em idade reprodutiva, até 49 anos.
FeijOAB FeijOAB 2026 acontece neste sábado em Lucas do Rio Verde; retirada de abadás termina hoje
Show Safra Show Safra Connect a união da tradição e das tecnologias que transformam o agronegócio
Centro Empresarial Centro Empresarial Lodi chega para impulsionar conexões e oportunidades em Lucas do Rio Verde
Mérito Empresarial Mérito Empresarial 2026: CDL recebe resultado da pesquisa e inicia preparação para grande premiação
Inauguração Centro Empresarial Lodi inaugura novo conceito de ambiente corporativo em Lucas do Rio Verde com capacidade para até 63 salas comerciais
Expolucas Comércio de Lucas do Rio Verde comemora realização da Expolucas e espera aquecimento nas vendas
Show Safra Show Safra Mulher destaca o protagonismo, força e elegância das mulheres no agro
Show Safra Novo site do Show Safra Mato Grosso moderniza acesso e amplia conexão com expositores
Amor em Dobro Amor em Dobro impulsiona vendas e amplia chances de consumidores concorrerem a prêmios em Lucas do Rio Verde Mín. 20° Máx. 32°