
O programa social Universal no Presídios (UNP) deu início a uma campanha nacional de arrecadação de produtos de higiene. O objetivo da iniciativa é entregar 500 mil kits para detentos e detentas dos presídios brasileiros, até junho deste ano.
Uma das maiores dificuldades das 711 mil pessoas presas no sistema carcerário é o acesso a itens básicos de higiene, o que causa graves problemas de saúde nos estabelecimentos prisionais.
Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) levantou que a falta de asseio contribui para 61% das mortes nos presídios do país. Os detentos respondem, por exemplo, por 10,5% de casos de tuberculose no Brasil. A incidência da doença nas cadeias chega a ser 4.500% maior do que fora delas.
“Sabemos que, neste momento da pandemia, a higiene é algo muito importante para a prevenção da covid-19 e outras doenças”, explica Clodoaldo Rocha, responsável pela UNP no Brasil. “Úmidas, sem luz natural e lotadas, as celas ajudam a espalhar diversas patologias”.
A campanha da UNP está arrecadando papel higiênico, sabonete, absorvente feminino, escova de dente, creme dental, aparelho descartável de barbear, além de álcool em gel, luva e máscara. Quem quiser colaborar, pode entregar itens desta lista em qualquer um dos 8,7 mil templos espalhados por todos os 26 estados e no Distrito Federal. Clique aqui para localizar a Universal mais próxima: https://www.universal.org/localizar
A primeira entrega de kits acontecerá no dia 28/5 e os organizadores esperam distribuir 250 mil conjuntos nesta fase.
O ex-presidiário L.D.S.P, voluntário da UNP de 35 anos de idade, destaca a importância desse tipo de iniciativa da UNP. “No início da pandemia eu estava preso. É muito difícil estar lá, sozinho. Muitos não têm nem a visita da família.”
Ressocializando presos, ajudando familiares
A UNP foi instituída pela Igreja Universal do Reino de Deus há mais de 30 anos para atuar na ressocialização de presos, em penitenciárias masculinas e femininas de todo o Brasil. O programa social também oferece apoio aos funcionários das unidades prisionais e, apenas este ano, realizou 50,6 mil visitas a familiares de detentos e a ex-detentos.
Em 2020, no Brasil, foram atendidos 1.434.978 detentos, familiares e funcionários. Hoje, o trabalho da UNP está presente em mais de 55 países nos cinco continentes.
Salário Mínimo Presidente Lula determina elaboração de proposta para valorização do salário mínimo
Acidente Aéreo Cantora Marília Mendonça morre em queda de avião em MG Brasil Ministério vai eliminar pontos de energia nas celas de novas prisões Medida busca impedir contato de membros de organização criminosa com o ambiente externo Mín. 20° Máx. 22°