
O economista Ricardo Amorim foi a grande atração do Show Safra Mato Grosso, nesta terça-feira (24), ao reunir um auditório completamente lotado no palco principal do evento. A procura foi tão intensa que a organização precisou disponibilizar cadeiras extras, e ainda assim muitos participantes acompanharam a palestra em pé, evidenciando o interesse do público por temas que conectam economia, política e agronegócio.
Apresentada pelo Sicredi, a palestra teve como tema “Agronegócio: por que o Brasil deve ultrapassar os EUA e se tornar o maior exportador de alimentos do mundo, gerando grandes oportunidades de negócios?”, e ganhou ainda mais relevância diante do cenário global atual. Logo no início, Amorim chegou a brincar com o momento vivido, destacando que nem mesmo a organização do evento poderia prever o quanto o tema estaria alinhado com os acontecimentos recentes, como os conflitos no Oriente Médio e seus impactos na economia mundial.
Ao longo da apresentação, o economista traçou uma análise ampla do cenário internacional, destacando como crises, guerras e a instabilidades política. Todos influenciando diretamente mercados, preços e oportunidades, o agronegócio, setor cada vez mais estratégico para o abastecimento global, foi evidenciado no debate.
Oportunidade nasce em momentos de crise
Com linguagem acessível e exemplos práticos, Ricardo Amorim reforçou que grandes oportunidades costumam surgir justamente em momentos de incerteza. Segundo ele, “quando tudo parece favorável, a tendência é que todos sigam na mesma direção, reduzindo as chances de ganhos diferenciados. Já em cenários adversos, surgem as melhores possibilidades para quem está preparado para agir de forma estratégica”, disse.
O economista também abordou a dinâmica dos mercados agrícolas, explicando como ciclos de oferta e demanda impactam diretamente os preços e exigem planejamento por parte dos produtores. Nesse contexto, destacou que o diferencial está em fazer o que a maioria não faz, antecipando movimentos e aproveitando oportunidades antes que se tornem óbvias.
Outro ponto de destaque foi a análise do cenário político, tanto no Brasil quanto no exterior, e como decisões muitas vezes imprevisíveis podem influenciar a economia. Amorim ressaltou que o mundo vive um período de rápidas transformações, onde fatores políticos, geopolíticos e econômicos estão cada vez mais interligados.
Brasil em posição estratégica no cenário global
Ao tratar do agronegócio, o palestrante foi enfático ao afirmar que o Brasil reúne condições únicas para se tornar o maior exportador de alimentos do mundo, superando os Estados Unidos nos próximos anos. Entre os fatores que sustentam essa projeção estão a disponibilidade de recursos naturais, a capacidade produtiva e o avanço tecnológico no campo.
Apesar do cenário positivo, ele alertou que o crescimento virá acompanhado de desafios, especialmente em função de fatores externos, como conflitos internacionais e oscilações econômicas. Ainda assim, reforçou que o país deve continuar crescendo acima da média global, criando um ambiente de oportunidades para quem está preparado.
“Preparem-se para um Brasil que vai crescer mais do que muita gente imagina. As oportunidades existem, mas exigem atenção, estratégia e capacidade de adaptação”, sintetizou.
Reconhecimento e mensagem ao setor produtivo
Ao final da palestra, Ricardo Amorim foi amplamente aplaudido pelo público e recebeu homenagens das mãos do presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, do prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, e do presidente do Sicredi Ouro Verde MT/PA, Eledir Techio. Entre os presentes, o economista levou uma camisa do Cuiabá e outra do Luverdense, time que venceu o Corinthians em 2013. “Foi especial esse momento”, declarou Amorim, que revelou ser torcedor do Palmeiras, arquirrival do time alvinegro paulista.
Joci Piccini destacou que o conteúdo apresentado reforça a importância de acreditar no potencial do país e do agronegócio, além de assumir o protagonismo na busca por soluções. “Estamos no lugar certo e na hora certa. Precisamos fazer a nossa parte, acreditar no Brasil, na agricultura e buscar inovação constantemente. Não podemos nos acomodar, é preciso se reinventar”, afirmou.
FeijOAB FeijOAB 2026 acontece neste sábado em Lucas do Rio Verde; retirada de abadás termina hoje
Show Safra Show Safra Connect a união da tradição e das tecnologias que transformam o agronegócio
Centro Empresarial Centro Empresarial Lodi chega para impulsionar conexões e oportunidades em Lucas do Rio Verde
Mérito Empresarial Mérito Empresarial 2026: CDL recebe resultado da pesquisa e inicia preparação para grande premiação
Inauguração Centro Empresarial Lodi inaugura novo conceito de ambiente corporativo em Lucas do Rio Verde com capacidade para até 63 salas comerciais
Expolucas Comércio de Lucas do Rio Verde comemora realização da Expolucas e espera aquecimento nas vendas
Show Safra Show Safra Mulher destaca o protagonismo, força e elegância das mulheres no agro
Show Safra Novo site do Show Safra Mato Grosso moderniza acesso e amplia conexão com expositores
Amor em Dobro Amor em Dobro impulsiona vendas e amplia chances de consumidores concorrerem a prêmios em Lucas do Rio Verde Mín. 18° Máx. 32°