Sexta, 18 de Junho de 2021 05:33
066 99679-8308
Meio ambiente Mato Grosso

Sema fiscaliza e notifica empresa que despejou efluentes no Rio Cuiabá

Um vídeo com a denúncia circula na internet nesta sexta-feira (04.05) e mostra um líquido de cor preta sendo lançado ao rio

04/06/2021 15h26
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
Fiscalização do lançamento de afluentes no Rio Cuiabá - Foto por: Sema-MT
Fiscalização do lançamento de afluentes no Rio Cuiabá - Foto por: Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) identificou que o efluente, indevidamente lançado no Rio Cuiabá, veio de uma empresa frigorífica, localizada na cidade de Várzea Grande. Um vídeo com a denúncia circula na internet nesta sexta-feira (04.05) e mostra um líquido de cor preta sendo lançado ao rio. 

Técnicos estiveram no local nesta sexta-feira (04) e notificaram o empreendimento, que já havia identificado o erro, e freado o lançamento do líquido nas margens do Rio. Responsáveis justificaram que houve uma manobra errada no decantador, o que ocasionou o descarte irregular de líquidos que deveriam passar por tratamento. 

Foram coletadas amostras de água que serão analisadas pelo Laboratório de Monitoramento Ambiental da Sema. 

O relatório da fiscalização subsidiará o processo para estabelecer quais medidas administrativas serão tomadas. Os vídeos e imagens que circulam na internet, e que foram registrados pela fiscalização, farão parte do processo. 

O descarte irregular de resíduos industriais causa diversos danos para a saúde humana, e para o meio ambiente. O cidadão deve denunciar casos como este pela Ouvidoria Geral, pelo siteFale Cidadão, ou pela ouvidoria setorial da Sema, pelo telefone 0800 065 3838, e-mail ouvidoria@sema.mt.gov.br, ou pessoalmente, na sede da Sema, localizada no Centro Político e Administrativo, Rua C.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.