Sábado, 24 de Maio de 2025
30°

Tempo limpo

Lucas do Rio Verde, MT

Meio ambiente Mato Grosso

Mato Grosso adere ao Monitor de Secas e aprimora gestão de dados climáticos

A cooperação permitirá uma maior integração de informações técnicas, que atualmente são reunidas pela Sala de Situação e Eventos Hidrológicos Críticos da Sema-MT

11/08/2021 às 08h40
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
Assinatura do Termo de Adesão ao Mapa de Secas em Brasília - Foto por: Assessoria
Assinatura do Termo de Adesão ao Mapa de Secas em Brasília - Foto por: Assessoria

O Governo de Mato Grosso aderiu ao Programa Monitor de Secas, e integra oficialmente um mapa nacional que mostra a situação da seca no país. O Termo de Adesão foi assinado pela secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Mauren Lazzaretti, nesta terça-feira (10.08), junto à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília. 

A secretária conta que a cooperação permitirá uma maior integração de informações técnicas, que atualmente são reunidas pela Sala de Situação e Eventos Hidrológicos Críticos do órgão ambiental.

"A adesão ao programa é importantíssimo para gerar dados. Uma boa gestão se faz conhecendo a real causa, e como esses dados podem ser transformados em ações concretas por parte do Governo do Estado. As informações também ficam disponíveis para a sociedade, que espera do setor público informações concretas, e é isso que o programa promove", explica.

O diretor da ANA, Vitor de Almeida Saback, destaca que os dados são relevantes também para uso da Defesa Civil. "O instrumento monitor de secas é muito importante para que o Estado possa fazer a gestão das secas. Para que o monitoramento real, efetivo, possa chegar nas mãos da Defesa Civil. Não é um instrumento de previsão, mas coloca de modo real a situação dos meses e anos anteriores".

A cooperação traz mais um instrumento de colaboração entre os governos estaduais e federal, e impacta no trabalho que é desempenhado para o combate aos incêndios florestais, avalia o senador Wellington Fagundes. "Neste ano está prevista uma seca muito grande, provavelmente não teremos tanta queimada, mas teremos a falta d'água. Por isso a gente tem que fazer um trabalho permanente de vigilância e parceria". 

Com a entrada de Mato Grosso, o Monitor de Secas passa a cobrir integralmente 4 das 5 regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Sudeste, Sul. Com isso, já são 21 unidades da Federação participantes, faltando a adesão de apenas 6 estados ao Programa: Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia e Roraima.

O mapa da seca está disponível no site:http://monitordesecas.ana.gov.br/mapa

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde, MT Atualizado às 12h04 - Fonte: ClimaTempo
30°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

Dom 31°C 20°C
Seg 32°C 20°C
Ter 32°C 22°C
Qua 24°C 18°C
Qui 22°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes