Sábado, 24 de Maio de 2025
29°

Tempo limpo

Lucas do Rio Verde, MT

Meio ambiente Mato Grosso

Sema-MT orienta a não operar maquinário no período mais quente do dia para evitar incêndios

O primeiro incêndio de grande proporção deste ano, que já foi controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, começou por conta de um acidente em um maquinário

15/08/2021 às 11h30
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
Corpo de Bombeiros é acionado para conter incêndio dentro de propriedade rural em Poconé - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT
Corpo de Bombeiros é acionado para conter incêndio dentro de propriedade rural em Poconé - Foto por: Marcos Vergueiro/Secom-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) orienta que durante o período de estiagem, que vai até o mês de outubro, não se opere maquinário em áreas rurais entre as 10h e 15h. Neste período do dia há risco de se provocar um incêndio, que pode tomar grandes proporções pela baixa umidade.

O primeiro incêndio de grande proporção deste ano no Pantanal, que já foi controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, começou no último sábado (07.08) por conta de um acidente em um maquinário, em uma área particular. 

"Reforçamos que não executem nenhuma ação com maquinários, mesmo que seja uma ação importante, como o caso de aceiros mecânicos, durante o período mais crítico de calor do dia pois o risco de acidentes é grande. Um incêndio causa a necessidade de uma intervenção grande do poder público, um prejuízo enorme aos particulares e ao meio ambiente", explica a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. 

Foram atingidos pelo fogo cerca de 2 mil hectares, e empregados recursos e equipes que trabalharam 24 horas durante quase uma semana para conter as chamas, por meio da Operação Guardiões do Pantanal. 

O Estado instalou um Posto de Comando provisório para coordenar as ações no local. Foram utilizadas duas aeronaves para lançar água, maquinários para aceiros mecânicos, caminhão pipa, camionetes, e acessórios de combate ao fogo, com a cooperação e apoio de particulares.

Período proibitivo do fogo 

Em Mato Grosso, o período proibitivo do fogo vai do dia 1º de julho até 30 de outubro. Com o decreto nº 938/2021, fica proibida qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo nas áreas rurais. O uso do fogo em áreas urbanas é proibido o ano todo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde, MT Atualizado às 11h04 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 30°

Dom 31°C 20°C
Seg 32°C 20°C
Ter 32°C 22°C
Qua 24°C 18°C
Qui 22°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes