
O período de proibição da exploração do Manejo Florestal Sustentável, chamado popularmente de "piracema da madeira", iniciou nesta quarta-feira (01º) e segue até dia 1º de abril em todo o país. Em Mato Grosso, cerca de 6% do território é atingido pela proibição, totalizando 52 mil quilômetros quadrados de áreas que possuem Planos de Manejo Florestal Sustentável autorizados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
O objetivo da proibição é proteger o solo do impacto ambiental da retirada de madeira no período de chuva. “O Manejo Florestal Sustentável tem como objetivo a exploração florestal com mínimo impacto. Desta forma, é uma medida para garantir a conservação da floresta dentro do manejo”, destaca a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.
Nesse período está proibido o corte, a derrubada e o arraste da madeira. A superintendente de Gestão Florestal da Sema, Suely Bertoldi, reforça que até o dia 1º de abril só é possível emitir a guia florestal e transportar o volume e espécie das madeiras que foram estocadas nas esplanadas e cadastradas no Sistema Sisflora antes do início da proibição.
"O que o período visa é minimizar o impacto da colheita no período chuvoso. Com o solo úmido, o impacto do manejo é muito maior, retirando assim a principal característica da atividade, que é o baixo impacto", explica Suely.
Alguns municípios da região Noroeste, localizados em região amazônica muito chuvosa, seguem com a proibição até o mês de maio.
A proibição está prevista em resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), e é regulamentada pela Câmara Técnica Florestal de Mato Grosso por meio da resolução N°10/2017, que dispõe sobre o período proibitivo de exploração florestal sob o regime de Manejo Florestal Sustentável de Baixo Impacto.
Cuiabá - MT Prefeitura informa mudança de endereço da secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Cuiabá - MT Prefeitura informa mudança de endereço da secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Cuiabá - MT Prefeitura informa mudança de endereço das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano
Cuiabá - MT Prefeitura de Cuiabá debate estratégias para o Centro Histórico com representantes do comércio e entidades locais
Cuiabá - MT Manejo de árvore comprometida na Rua Cândido Mariano ocorre neste sábado
Cuiabá - MT Prefeitura aciona punições administrativa e criminal por poda ilegal de árvore no CPA II Mín. 20° Máx. 22°