Sexta, 23 de Maio de 2025
16°

Tempo limpo

Lucas do Rio Verde, MT

Meio ambiente Mato Grosso

Estado apreende oito tratores em operação integrada contra desmatamento ilegal

Sema-MT, Força Tática e Ciopaer realizaram 25 fiscalizações de alertas de corte de vegetação em dez dias

20/02/2023 às 16h40
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso
Compartilhe:
Desmatamento autuado pela Sema-MT na região Norte - Foto por: Sema-MT
Desmatamento autuado pela Sema-MT na região Norte - Foto por: Sema-MT

Uma operação conjunta entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), a Força Tática da Polícia Militar e o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) apreendeu oito tratores, um caminhão e uma motosserra, flagrados em uso para desmate ilegal. 

A operação aconteceu entre os dias 7 de 17 de fevereiro, e fiscalizou presencialmente 25 áreas da região Norte e Médio-Norte de Mato Grosso, após alertas do sistema de monitoramento por satélites apontarem retirada de vegetação, com potencial de expansão da área desmatada. 

Destes, dois tratores e uma motosserra foram removidos, enquanto o restante foi inutilizado no local, garantindo que o dano ambiental não continue. Além da fiscalização terrestre feita pelas equipes, esta ação contou com o apoio do Ciopaer para sobrevoar de helicóptero as áreas e fiscalizar localidades de difícil acesso.

As operações ocorrem de forma permanente em todo o estado com base nos alertas que apontam com precisão qualquer mudança na vegetação. Os dados são cruzados com as autorizações emitidas pelo órgão ambiental, o que direciona as equipes para onde está ocorrendo o desmatamento ilegal. 

Os alertas de desmatamento que orientam a fiscalização são emitidos pela Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal, que monitora todo o território estadual com imagens de alta resolução com satélites Planet. A ferramenta foi adquirida pela Sema em 2019, com recursos internacionais do Programa REM Mato Grosso. 

Nos últimos quatro anos, o investimento na prevenção e combate ao desmatamento ilegal e incêndios florestais chegou a R$ 180 milhões, com 27 mil alertas de desmatamento atendidos, 1,2 milhões de hectares embargados e R$ 5,2 bilhões em multas ambientais aplicadas.

Denuncie crimes ambientais

Quem se deparar com um crime ambiental deve denunciar por meio dos contatos: da Polícia Militar (190), ouvidoria da Sema (0800 065 3838 ou WhatsApp  (65)99321-9997), por e-mail (ouvidoria@sema.mt.gov.br) ou pelo Aplicativo MT Cidadão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde, MT Atualizado às 04h04 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 29°

Sáb 30°C 20°C
Dom 31°C 20°C
Seg 31°C 23°C
Ter 31°C 22°C
Qua 29°C 20°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes