
A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência (SADHPD) e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), a iniciaram na noite desta quarta-feira (29), a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento segue nesta quinta-feira (30), no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), reiterando o compromisso da gestão Emanuel Pinheiro na promoção do bem-estar social.
O encontro tem como finalidade estreitar as relações entre os segmentos organizados da sociedade, visando a elaboração de políticas públicas voltadas e este público. Esse trabalho é feito com base em cinco eixos: garantia, ampliação, deliberação e investimentos, conforme critérios definidos pelo Documento Base do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Marcia Pinheiro, a secretária da SADHPD, Hellen Ferreira, afirmou que a administração atual terá como papel primordial o acompanhamento das ações práticas propostas, tanto as já estabelecidas, quanto vindouras. "Reiteramos a missão designada pelo prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Marcia Pinheiro de executar, elaborar e fazer acontecer as políticas públicas das crianças e dos adolescentes, deixando um legado promissor para os próximos anos. Iremos fazer o processo de conferir o que já foi estipulado há quatro anos e, agora, pensando nos novos tempos, com o foco nos contextos e realidades, nos comprometendo e nos dedicando diariamente, pois sabemos da importância de encontros como estes para nossos filhos, entes queridos e toda à sociedade, abrangendo todas as esferas", disse Hellen.
A presidente do CMDCA, Cristiane Almeida da Silva, afirmou que a meta atual é a conquista de novas parcerias, possibilitando uma maior cobertura dos atendimentos. "Muitas portas se fecharam, porém, muitos projetos importantes precisam manter-se vivos, algo que precisamos avançar e dialogar, efetivando novas alianças, dando andamento a essas ações voltadas às crianças e adolescentes, via atividades orçamentárias, propagando a cultura entre os principais meios de comunicação. Aqui é o momento", declarou.
A adolescente, Bruna Jesus Santana que integra o projeto Siminina, abriu a reunião e agradeceu os poderes pela iniciativa. "Em nome de todos do projeto Siminina quero agradecer a todos por este dia", completou.
Estiveram presentes, a secretária-adjunta de Assistência Social, Clausi Oliveira, O juiz-coordenador do Núcleo Gestor de Justiça Restaurativa (Nugjur), do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Túlio Duailibi Alves Souza, a vereadora por Cuiabá, Edna Sampaio, presidente do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente de Mato Grosso, Iberê Júnior, a secretária-adjunta de Direitos Humanos da capital, Christiany Fonseca, representante do Conselho Tutelar, Ezelina Moraes da Cruz, o presidente do Conselho Municipal da Juventude, Juarez França, a secretária-adjunta de Educação, Débora Villar Marques, o consultor comercial da Faculdade Senai, Adriano Augusto e o assessor executivo do Gabinete do Prefeito, representando a Secretaria Municipal de Governo, Rogério Bento Noronha.
O evento segue durante toda esta quinta-feira (30), com programações, palestras, apresentações culturais, aprovação das propostas em plenária e eleição dos delegados que, posteriormente, são encaminhadas à etapa estadual e nacional, que irão ocorrer entre os meses de julho e novembro desse ano, respectivamente.
Mato Grosso Novas turmas da 2ª etapa do Qualifica Mulher estão com inscrições abertas
Mato Grosso Prefeitura de Cuiabá é parceira da Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se!
Mato Grosso Direitos Humanos é tema de qualificação profissional aos servidores da Prefeitura de Cuiabá
Mato Grosso Primeira-dama anuncia prioridade na linha de crédito do Cuiabanco para alunas do Qualifica Mulher
Mato Grosso Prefeitura realiza pregão eletrônico para serviços de manutenção preventiva das piscinas nos Centros de Convivência de Idosos
Mato Grosso Servidores da Assistência Social participam de curso de qualificação nesta sexta-feira (28)
Mato Grosso Processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Cuiabá é publicado na Gazeta Municipal desta terça (25)
Mato Grosso Assistência Social realiza encontros regionais preparatórios para a 14º Conferência Municipal em junho
Mato Grosso Campanha prepara ação de proteção ao frio e destinará oito mil cobertores à instituições Mín. 20° Máx. 28°