Terça, 24 de Novembro de 2020 16:21
066 99679-8308
Política Eleições 2020

Eleito para vaga de senador por MT terá mandato de 6 anos e não de 8 anos

A nova votação foi anunciada após decisão do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) que cassou o mandato da senadora Selma Arruda (Podemos), por caixa dois e abuso de poder econômico na campanha eleitoral.

12/11/2020 23h03
Por: Redação Fonte: G1
Senado Federal — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Senado Federal — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
 

O mandato do candidato eleito senador por Mato Grosso no próximo domingo (15) vai encerrar em 2026, ou seja, será de dois anos a menos que dos outros dois senadores.

Acontece que a vaga foi aberta com a cassação de Selma Arruda que teve o mandato cassado em dezembro do ano passado por por caixa dois e abuso de poder econômico na campanha eleitoral. Ela foi eleita em 2018 e deve que deixar o cargo dois anos depois.

A nova votação foi anunciada após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no início deste ano.

Disputam o cargo:
Carlos Fávaro (PSD)
, que tem 50 anos e é produtor rural. Ele ingressou na política em 2005. Foi vice-governador do estado entre os anos de 2014 e 2018, durante a gestão de Pedro Taques.

Coronel Fernanda (Patriotas), que tem 45 anos e é natural de Cuiabá. Ela entrou na Polícia Militar de Mato Grosso em 1996. É formada em direito e tem especialização em segurança pública, ciências criminais e administração pública.

Euclides Ribeiro (Avante), que é de Cuiabá. É empresário e advogado da área de recuperação judicial.

Elizeu Nascimento (Partido Democracia Cristã), que é sargento da Polícia Militar de Mato Grosso e nasceu em Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá. Ele é casado e pai de quatro filhos.

Feliciano Azuaga (Novo), que nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, mora em Mato Grosso há 14 anos e é economista, doutor e mestre em economia. O candidato é professor da Universidade de Mato Grosso (Unemat).

José Medeiros (Podemos), que tem 50 anos, nasceu em Caicó, no Rio Grande do Norte. É formado em matemática, direito e foi agente da Polícia Rodoviária Federal. Ele já ocupou a cadeira de senador de 2015 a 2019, como suplente, e atualmente é deputado federal.

Nilson Leitão (PSDB), que tem 51 anos e é natural de Cassilândia (MS). Já foi vereador e prefeito de Sinop, deputado estadual e também ocupou vaga na Câmara Federal.

Pedro Taques (Solidariedade), que é ex-governador de Mato Grosso. Ele nasceu em Cuiabá e tem uma filha. Taques faculdade de direito em Taubaté (SP) e depois passou no concurso para procurador da República. Por causa da profissão, morou por alguns anos em São Paulo.

Procurador Mauro (PSOL), de 45 anos, é procurador da Fazenda Nacional e músico, é formado em direito pela UFMT. Ele já disputou outras eleições a prefeito de Cuiabá, deputado federal, senador e governador.

Reinaldo Morais, que tem 49 anos, é natural do Paraná, casado e pai de três filhos. É formado em zootecnia, cursou mestrado na área de nutrição animal, tendo dedicado grande parte da sua vida ao empreendedorismo no ramo alimentício. Foi responsável pelo surgimento dos maiores frigoríficos no país.

Valdir Barranco, que é biólogo e tem 45 anos. Ele ingressou na política sendo prefeito de Nova Bandeirantes. Foi eleito deputado em 2014 e reeleito em 2018.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sorriso - MT
Atualizado às 17h16 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 23° Máx. 30°

29° Sensação
15 km/h Vento
37.7% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (25/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Quinta (26/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio