Quinta, 19 de Março de 2026
27°

Tempo nublado

Lucas do Rio Verde, MT

Senado Federal Senado Federal

Jaques Wagner ressalta importância da COP 28 e protagonismo do Brasil

O senador Jaques Wagner (PT-BA), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (29), destacou a importância da realização da Conferência do Clim...

29/11/2023 às 16h33
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
 - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
- Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (29), destacou a importância da realização da Conferência do Clima da ONU, COP 28, que será realizada em Dubai a partir desta quinta-feira (30) até 12 de dezembro. Wagner ressaltou a responsabilidade do Brasil na discussão, reconhecendo a pressão internacional sobre o país.

Segundo o líder do Governo no Senado, a participação do Brasil é aguardada com grande expectativa, visto o cenário crítico das mudanças climáticas e a necessidade de ações conjuntas para enfrentar a crise global.

— Os desafios ambientais estão sobre nós como nunca antes, e este ano as negociações precisam avançar de maneira categórica. Será necessário debater tópicos como o que é necessário para centrar as decisões na natureza, nas pessoas, nas vidas e nos meios de subsistência; como acelerar a transição energética e reduzir as emissões do setor antes de 2030; cumprir promessas antigas e estabelecer o quadro para um novo acordo financeiro, visando o financiamento climático acessível, disponível aos países em desenvolvimento — disse.

Ele elogiou a iniciativa do governo brasileiro de colocar a agenda ambiental como uma prioridade e lembrou que os efeitos das mudanças climáticas, com recordes de calor no Centro-Oeste e no Nordeste, chuvas intensas e tufões no Sul, deslizamentos no Sudeste e seca no Norte, impactam de forma mais significativa as comunidades mais vulneráveis, aprofundando as desigualdades socioeconômicas.

— Lembro-me de visitar o sul da Bahia em 2022 e ver pessoas que já eram paupérrimas perdendo todos os poucos bens, que foram levados pela água. O momento que vivemos é crítico. As escolhas que vamos fazer na COP este ano terão impacto sobre um mundo que aprofunda ou não a desigualdade — enfatizou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde, MT Atualizado às 12h09 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo nublado

Mín. 21° Máx. 28°

Sex 27°C 21°C
Sáb 27°C 21°C
Dom 27°C 21°C
Seg 28°C 21°C
Ter 29°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes