
O senador Dr. Hiran (PP-RR) destacou, em pronunciamento no Plenário na terça-feira (12), a falta de cumprimento de um acordo firmado há quase um ano para a restruturação e modernização da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Ele enfatizou a importância da instituição, responsável por obras de saneamento em municípios pequenos, e ressaltou a situação crítica em Roraima, que enfrenta uma das maiores secas da história.
Hiran ressaltou que o objetivo do acordo, firmado entre parlamentares e o governo, era promover a modernização e o fortalecimento da Funasa, ações fundamentais, em sua opinião, para a implementação de projetos de saneamento básico em comunidades por todo o Brasil. Contudo, ele lamentou que, quase um ano após a formalização do pacto, os resultados alcançados ainda não atendem às expectativas.
— Espero que o governo do presidente Lula possa, o mais rápido possível, estabelecer toda uma estratégia de reestruturação para que as pessoas que moram nesses lugares longínquos e, particularmente, no estado [de Roraima], que estão com dificuldade de se deslocar das áreas rurais para a cidade por conta de toda essa solução de continuidade que foi causada pelos incêndios, que nós possamos dar uma sinalização de que o governo brasileiro realmente se preocupa com essas pessoas — afirmou.
O senador lamentou a paralisação de obras de perfuração de poços e destruição de vias vicinais devido à falta de recursos para manutenção e de servidores na Funasa. Para ele, a não reestruturação da instituição tem impactado diretamente a vida das pessoas que dependem desses serviços.
— Decorrido quase um ano, não conseguimos recolocar os servidores da Funasa, que eram aproximadamente 1.370 servidores. Hoje só 290 estão na Funasa. O resto, a maioria foi redistribuída para o Ministério das Cidades.Existe uma portaria que tem mais de dois meses que o Ministério da Gestão promete que vai publicar, realocando cerca de 300 servidores de volta para a Funasa, porque a Funasa não tem técnicos para tocar esses projetos, e essa portaria nunca é publicada — lamentou.
Senado Federal MP libera R$ 1,3 bi para contenção de danos climáticos, em especial em MG
Senado Federal Amin critica STF por não concluir inquérito das fake news, instaurado em 2019
Senado Federal Kajuru alerta para risco de EUA classificar facções do Brasil como terrorismo Mín. 21° Máx. 26°