
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) adiou para a próxima semana a votação do projeto de lei (PL) 1.958/2021 , que prorroga por 25 anos e amplia para 30% a reserva de vagas para negros em concursos públicos. A deliberação da matéria estava prevista para esta quarta-feira (13), mas foi suspensa após um pedido de vista.
O texto proposto pelo senador Paulo Paim (PT-RS) reserva para pessoas negras 30% das vagas disponíveis em concursos públicos e processos seletivos simplificados de órgãos públicos, sempre que forem ofertadas duas ou mais vagas. Desse percentual, metade deve ser destinada especificamente a mulheres negras, mas pode ser redistribuída aos homens quando não houver candidatas suficientes.
O relator, senador Humberto Costa (PT-PE), apresentou um substitutivo ao texto. O PL 1.958/2021 prevê a reserva de vagas para indígenas e quilombolas em concursos públicos, mas não especifica percentual. Os concursos para cargos efetivos do Ministério dos Povos Indígenas e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) devem reservar de 10% a 30% das vagas para pessoas indígenas.
Senado Federal MP libera R$ 1,3 bi para contenção de danos climáticos, em especial em MG
Senado Federal Amin critica STF por não concluir inquérito das fake news, instaurado em 2019
Senado Federal Kajuru alerta para risco de EUA classificar facções do Brasil como terrorismo Mín. 21° Máx. 26°