
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de resolução ( PRS) 25/2023 , que cria a curadoria parlamentar da Biblioteca do Senado. O texto, do senador Chico Rodrigues (PSB-RR), recebeu relatório favorável do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) e segue para a Comissão Diretora.
De acordo com a matéria, a curadoria deve ser exercida por um senador indicado pela Comissão Diretora entre aqueles que se candidatem à função. O mandato no cargo será de dois anos, permitida uma recondução.
Segundo o PRS 25/2023, deve haver, preferencialmente, alternância entre os partidos. O curador deve levar em consideração o pluralismo político e partidário existente na Casa. Entre as atribuições da Curadoria, estão as seguintes:
Para Chico Rodrigues, o maior objetivo da Biblioteca do Senado é prover informações para apoiar o processo de elaboração das leis e dos pronunciamentos ao seu público principal, que são os senadores. O curador seria, segundo o parlamentar, “uma espécie de embaixador da instituição, que facilite o relacionamento da Biblioteca do Senado Federal com o seu público”.
Jorge Kajuru destaca a importância da Biblioteca na história do Senado. “Temos convicção de que implementação da curadoria parlamentar da Biblioteca deve contribuir de forma significativa para o fortalecimento e valorização do órgão, com reflexos positivos para toda a Casa”, afirma Kajuru no relatório, lido nesta quarta-feira pela senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA).
Senado Federal Amin critica STF por não concluir inquérito das fake news, instaurado em 2019
Senado Federal Kajuru alerta para risco de EUA classificar facções do Brasil como terrorismo
Senado Federal Comissão do Senado aprova Dia Nacional em Memória das Vítimas de Trânsito Mín. 21° Máx. 28°