
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) comemorou nesta terça-feira (16) a repercussão mundial das denúncias do empresário Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), sobre supostas ilegalidades em decisões do Judiciário brasileiro que afetaram sua empresa. Em pronunciamento, o parlamentar acusou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de desrespeitar a Constituição, praticar censura e tentar ocultar medidas judiciais que obrigaram o X a restringir conteúdos da rede.
— Depois que até oWall Street Journalnoticiou sobre a censura no Brasil, três grandes jornais brasileiros, que até então estavam calados, resolveram, como num passe de mágica, se manifestar em editorial nesse final de semana — salientou, mencionando críticas daFolha de S. Paulo, doEstado de S. Pauloe doO Globoà atuação do Judiciário.
Girão saudou os jornalistas que repercutiram as denúncias de Musk e “tiveram a coragem de revelar as entranhas podres da censura política”. Segundo ele, “o mundo todo repercute as notícias sobre a ditadura da toga no Brasil, depois das gravíssimas denúncias feitas pelos jornalistas estrangeiros". As denúncias levaram a Comissão de Assuntos Judiciários da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos a solicitar ao X o envio das mensagens de Alexandre de Moraes cobrando restrições à rede social, disse o senador.
— Precisou vir de fora do país uma resposta corajosa ao grito de socorro de milhões de brasileiros que vivem com medo, ao assistir, todos os dias, a interferências, intimidações e perseguições políticas por parte de alguns ministros do STF alinhados política e ideologicamente com o governo federal — declarou Girão.
Em aparte, o senador Esperidião Amin (PP-SC) disse que é uma “iniquidade” um inquérito originalmente destinado a tratar de assuntos internos do STF alcançar tanta abrangência, englobando outros inquéritos, petições e ações penais, dos quais vários estão sob sigilo. Ele cobrou uma atitude do Senado diante dos fatos.
— O Senado não vai poder continuar com a cabeça no buraco, como se diz que a avestruz faz, e dizer que “não é comigo” — completou Esperidião Amin.
Senado Federal Avança criação de mês de conscientização do transtorno de personalidade borderline
Senado Federal Paulo Paim destaca importância de criar Frente Parlamentar pela Paz Mundial
Senado Federal Banco Master: gestão fraudulenta limita atuação de auditores, dizem debatedores Mín. 21° Máx. 28°