
O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (30), prestou homenagem aos trabalhadores pelo Dia Internacional do Trabalho, celebrado em 1º de maio. Em sua fala, o parlamentar ressaltou a importância da valorização e proteção dos direitos trabalhistas fundamentais.
Rodrigues citou o crescimento da informalidade no mercado de trabalho como um dos principais desafios a serem superados. Segundo dados do IBGE citados pelo senador, a taxa atingiu 39%, evidenciando a necessidade de medidas para garantir direitos básicos e segurança no emprego para milhões de trabalhadores.
— Por esse motivo, apresentei o Projeto de Lei nº 2.333 de 2022 , o qual cria a Política Nacional de Educação para o Emprego, com o objetivo de que o poder público ofereça à população cursos profissionalizantes alinhados com a demanda do mercado de trabalho por meio da elaboração de um plano nacional quinquenal. Em um país como o Brasil, com índices tão elevados de desigualdade de renda, não podemos admitir que sobrem vagas ociosas no mercado de trabalho e falte qualificação profissional — disse.
O senador também mencionou a situação dos trabalhadores autônomos de aplicativos, que “representam uma nova oportunidade no mercado de trabalho”. Ele elogiou o projeto de lei ( PLP 12/2024 ), encaminhado pelo Executivo, para estabelecer direitos e proteções para esses trabalhadores, como remuneração mínima por hora e contribuição mínima à Previdência Social.
— Embora os aplicativos ofereçam flexibilidade e autonomia, esses trabalhadores muitas vezes enfrentam condições precárias, falta de proteção social e, pior, instabilidade financeira. Estudo do IBGE apontou que o Brasil contava com 1,5 milhão de trabalhadores vinculados a plataformas digitais ou a aplicativos de serviços em 2022. Isso representa quase 2% de toda a população ocupada do nosso país — enfatizou.
Senado Federal CAE confirma redução tributária para áreas de livre comércio da Amazônia
Senado Federal CAE aprova um pediatra para cada quatro equipes de saúde da família
Senado Federal ECA Digital, para proteção on-line de crianças e adolescentes, entra em vigor Mín. 21° Máx. 28°