Ontem, 20 de maio, os condutores que passaram no período da tarde pela Avenida Tancredo Neves na altura da Praça Antenor Balbinot, foram convidados a desacelerar e refletir sobre seu bem mais precioso: a vida! A temática abordou justamente a campanha do Maio Amarelo de 2025:"Desacelere: seu bem mais precioso é a vida".
Organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito(Detran), com o apoio da Guarda Municipal de Trânsito e da Polícia Militar, a abordagem destacou a responsabilidade de cada um para um trânsito seguro para todos.
De acordo com a equipe do Detran, o momento buscou promover a conscientização sobre a segurança no trânsito. A iniciativa destacou a importância de reduzir a velocidade, adotar atitudes responsáveis e valorizar a vida acima da pressa.
Conforme o coordenador da GMT, Márcio Pires, a blitz desta terça-feira, integrou uma série de ações do Maio Amarelo. “A intenção foi orientar, destacar que todos somos responsáveis quer seja condutores, pedestres, ciclistas”, reforça. Na blitz educativa de ontem os motoristas foram orientados a parar os veículos e convidados a realizar o teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro e receberam outras informações cruciais para uma direção positiva.
Atualmente,a multa por conduzir embriagado é de R$ 2.934,70, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suspensa por 12 meses e o motorista recebe sete pontos na carteira. Em caso de reincidência, a multa dobra. E vale sempre ressaltar que o valor da multa, os R$ 2.934,70 nunca vem sozinhos, há ainda gastos com guincho, advogado, fiança e outras despesas.“A conta do apressado fica bem mais alta, por isso destacamos tanto a importância de desacelerar, parar na esquina, conferir, reduzir a velocidade, respeitar as regras de trânsito”, orienta o profissional.
“Não vale a pena arriscar a própria vida e a de outros dirigindo embriagado e ainda contrair uma dívida alta por falta de responsabilidade”, alerta Pires. A boa notícia é que nenhum motorista parado na tarde de ontem havia combinado álcool e direção.
Além de blitzes, palestras orientativas em escolas e empresas, em maio a GMT intensificou as ações de conscientização em relação à visibilidade no trânsito com a campanha de retirada de propagandas em locais indevidos, por exemplo. “Aproveitamos o Maio Amarelo e intensificamos as atividades e a presença da GMT no Município”, diz.
Sobre o Maio Amarelo
Em 11 de maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês de maio se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.
Já o Movimento Maio Amarelo foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. O movimento utiliza a cor amarela, que simboliza a atenção nos sinais de trânsito, para colocar em pauta a urgência da redução da violência no trânsito.
“O Maio Amarelo abre um leque de ações que precisam ser observadas o ano todo para garantirmos um trânsito seguro”, detalha o gestor da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Adriano Denardi.
Texto: Claudia Lazarotto
Fotos: Ney Pinheiro
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 18° Máx. 29°