Sexta, 30 de Maio de 2025
18°

Parcialmente nublado

Lucas do Rio Verde, MT

Política Lucas do Rio Verde

Avança na Câmara projeto de parceria com entidade para acolhimento de idosos em Lucas

A proposta autoriza a celebração de um Termo de Colaboração entre o Município e a Fundação La Salle para manutenção de uma Instituição de Longa Per...

27/05/2025 às 12h45
Por: Redação Fonte: Câmara de Lucas do Rio Verde - MT
Compartilhe:
Autor da Foto:Rayan Nicacio / Ascom
Autor da Foto:Rayan Nicacio / Ascom

O Projeto de Lei nº 47/2025, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado pelas comissões permanentes da Câmara Municipal e agora está apto para votação em plenário. A proposta autoriza a celebração de um Termo de Colaboração entre o Município e a Fundação La Salle para manutenção de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI).

O programa prevê o repasse do município no valor de até R$ 165 mil em junho de 2025 e R$ 115 mil mensais nos meses seguintes, para custear o Programa de Serviços de Proteção de Alta Complexidade e Ação Continuada. O acordo terá vigência inicial de 36 meses e haverá cessão gratuita de um imóvel municipal de 1,2 mil metros quadrados, localizado na Avenida Pará, Bairro Cidade Nova, além de bens móveis necessários à operação do serviço.

O projeto de lei estipula que os repasses financeiros estarão condicionados ao cumprimento de metas quantitativas e qualitativas estabelecidas no plano de trabalho, com pagamentos proporcionais ao desempenho avaliado pela administração pública. Além da auditoria da Unidade de Controle Interno da Prefeitura Municipal, a prestação de contas dos recursos passará também por auditoria da Comissão de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

A ILPI atenderá pessoas com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade, oferecendo moradia, alimentação, cuidados básicos, assistência à saúde e acompanhamento psicossocial. A justificativa do projeto destaca a necessidade de ampliar serviços especializados para idosos em conformidade com o Estatuto do Idoso e a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

Com o aval das comissões, a matéria está apta para deliberação em plenário. A próxima sessão ordinária será na segunda-feira (2).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde, MT Atualizado às 22h04 - Fonte: ClimaTempo
18°
Parcialmente nublado

Mín. 13° Máx. 26°

Sáb 29°C 16°C
Dom 31°C 18°C
Seg 31°C 20°C
Ter 32°C 21°C
Qua 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes