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Concessionária retira cabos de operadoras irregulares

A Operação Cacicus continua. Somente em uma ação, realizada no mês passado, foram retirados quase 3,2 mil metros de cabos, o que corresponde a, mai...

27/05/2025 às 14h52
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
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Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

A Operação Cacicus continua. Somente em uma ação, realizada no mês passado, foram retirados quase 3,2 mil metros de cabos, o que corresponde a, mais ou menos, 200 quilos de cabos.  Além da retirada de cabos e equipamentos já em desuso, ontem (segunda-feira, 26 de maio) a operação avançou para uma nova seara: a remoção de cabos, bem como demais equipamentos, de empresas que atuam clandestinamente na prestação do serviço de fornecimento de internet.

O trabalho da concessionária de energia elétrica, a Energisa, acompanhado de perto pelo Procon e pelo Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), e tem por objetivo normatizar a utilização das estruturas e evitar acidentes com cabos que estejam soltos, mal instalados ou que já estejam em desuso.

Mais do que isso, ao fiscalizar, normatizar e organizar este processo, a atividade integrada deve coibir a prática da conexão irregular. Tanto que, na tarde de ontem, os responsáveis técnicos pela concessionária registraram boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Judiciária Civil contra duas empresas, dado que não apresentavam a documentação, bem como os projetos necessários para o uso mútuo da rede.

Na manhã de hoje (terça-feira, 27 de maio), representantes da concessionária, do Procon e do NIF reuniram-se para um balanço do resultado já alcançado e para a definição das próximas etapas da operação. Às 14h, uma nova reunião será realizada, também na sede do NIF, com a presença de representantes da PJC.

Coordenador do NIF, Gabriel Alves Rodrigues Neto, reitera que todas as ações de fiscalização se baseiam na Resolução Conjunta n° 4, estabelecida entre a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).  “Estamos à disposição para orientar as empresas que precisam se adequar junto à concessionária, e reiteramos que este trabalho segue de maneira intensa, para que todos os provedores irregulares tenham seus equipamentos totalmente retirados da rede”.

Caso algum cliente esteja sem o serviço de internet, por conta da retirada dos equipamentos instalados de maneira irregular, deve procurar o Procon, “visto que a instituição pode ser acionada sempre que houver qualquer tipo de violação da relação de consumo”, reforça o diretor-executivo da unidade, Michel Ferreira.


Como acionar o Procon?

Para facilitar o acesso dos consumidores à unidade de fiscalização, o Procon dispõe de atendimento via Whats App pelo 66 99715 9078. Também é possível acionar a unidade do Procon pelo 3907 8014. Para quem prefere o atendimento presencial, a unidade do Procon funciona no Ganha Tempo Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

O Ganha Tempo da Zona Leste também conta com um ponto de atendimento aos consumidores.

 

Para acionar o NIF?

O Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) disponibiliza o telefone (66) 99927 2611, que deve ser acionado pelo Whats App, permitindo assim o envio de fotos do local, bem como a localização. Neste número, o atendimento é digital.

Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil. Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

  • Texto: Nádia Mastella

    Fotos: Jhessika Fernandes e Ney Douglas

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