
A Comissão de Relações Exteriores (CRE) aprovou nesta quarta-feira (28) a indicação de Daniella Ortega de Paiva Menezes para o cargo de embaixadora do Brasil na Malásia e, cumulativamente, no Brunei.
A indicação foi apresentada por meio de mensagem da Presidência da República ( MSF 17/2025 ) e agora será submetida ao Plenário do Senado.
Relatora da matéria, a senadora Tereza Cristina (PP-MS) deu parecer favorável à indicação. O parecer foi lido nesta quarta-feira pelosenador Nelsinho Trad (PSD-MS).
Nelsinho destacou a importância das relações bilaterais com os dois países asiáticos. Também afirmou que a Malásia é um parceiro estratégico do Brasil no sudeste asiático, e que o intercâmbio comercial entre Brasil e Malásia superou US$ 5,8 bilhões em 2024.
— O país é um dos principais exportadores mundiais de eletroeletrônicos e semicondutores e tem grande relevância nas discussões ambientais e climáticas, com posturas convergentes às do Brasil — declarou ele.
O senador também ressaltou a importância da presença brasileira em Brunei. Segundo ele, as relações com esse país ainda são modestas, mas apresentam potencial de crescimento, especialmente no setor de energia e no que se refere a alimentos com certificação halal (reconhecida por países islâmicos para atestar que empresas e produtos seguem requisitos legais e critérios determinados pela jurisprudência islâmica) e cooperação técnica.
Ministra de primeira classe da carreira de diplomata, Daniella Ortega de Paiva Menezes é bacharel em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em direito internacional público pelaLondon School of Economics and Political Science.
Ela ingressou no Itamaraty em 1996 e alcançou o posto de ministra de primeira classe em 2023.
Como diplomata, acumula passagens por diversos países, como Portugal, Inglaterra, Japão, Singapura e Alemanha. Daniella afirmou que as relações bilaterais com a Malásia estão em crescimento, especialmente após 2022, com a chegada de Anwar Ibrahim ao poder (ele é o primeiro-ministro do país).
— Por diversas vezes ele expressou interesse genuíno pelo Brasil e tem reiterado que o relacionamento entre os dois países é exemplo do potencial de relações entre países do sul global, o que permite iniciativas concretas de cooperação a partir de uma perspectiva mais horizontal e colaborativa — declarou Daniella.
Senado Federal Confúcio Moura defende investimento em educação para reduzir violência
Senado Federal Girão afirma que manifestações pediram impeachment de ministros do STF
Senado Federal Seif elogia ações de EUA e Israel contra o Irã Mín. 20° Máx. 27°