O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Dr. João (MDB), apresentou uma Indicação (nº 3204/2025) , na sessão da última quarta-feira (28), ao governador Mauro Mendes (União) e ao diretor-presidente da Concessionária Nova Rota do Oeste, Luciano Uchôa Carneiro da Cunha, solicitando providências urgentes para melhorar a segurança viária e proteger a fauna silvestre na BR-163, com foco na região de Sorriso.
A proposta pede a instalação de barreiras de contenção lateral, túneis subterrâneos do tipo “passa-fauna” e sinalização vertical de advertência para prevenir acidentes e mitigar impactos ambientais. “A BR-163 é uma artéria vital para Mato Grosso, mas precisamos garantir a segurança dos motoristas e a preservação da nossa rica fauna”, afirmou Dr. João.
A Indicação responde a uma demanda da população de Sorriso, que enfrenta acidentes recorrentes envolvendo animais silvestres na rodovia, especialmente em trechos de alto fluxo de veículos. A ausência de barreiras físicas e passagens adequadas tem resultado em colisões que colocam em risco a vida de motoristas e a biodiversidade local.
“Sorriso é um polo econômico, mas também está em uma área de trânsito natural de animais. Precisamos de ações estruturais para evitar tragédias e proteger o meio ambiente”, destacou o deputado.
A proposta de Dr. João inclui medidas concretas: barreiras de contenção para restringir o acesso de animais à pista, túneis “passa-fauna” para permitir travessias seguras e placas de advertência para alertar motoristas sobre o risco de animais silvestres. “Essas intervenções são essenciais para reduzir acidentes e preservar a fauna nativa. Queremos uma rodovia segura e ambientalmente responsável”, explicou.
A indicação também cobra articulação entre o governo estadual e a Nova Rota do Oeste, concessionária responsável pela BR-163, para implementar as mudanças com urgência.
“Essa é uma demanda legítima da população de Sorriso e de todos que utilizam a BR-163. A segurança viária e a proteção ambiental devem andar juntas”, declarou. A indicação prevê que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) e a concessionária atuem em conjunto para viabilizar as obras.
A proposta agora depende de resposta do governo e da concessionária, mas já desperta apoio entre lideranças locais e ambientalistas. “Nosso trabalho é ouvir a população e propor soluções que tragam segurança e equilíbrio ambiental. A BR-163 pode ser um exemplo disso”, concluiu o deputado.
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