
A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) tem reunião marcada para quarta-feira (11), às 9h, com 13 itens em pauta. Um deles é o projeto que permite que servidores públicos e trabalhadores celetistas se ausentem durante meio período de trabalho para vacinação de filho ou dependente com menos de 18 anos ( PL 570/2024 ). A proposta do senador Weverton (PDT-MA) recebeu parecer favorável da relatora, senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA).
De acordo com Weverton, os trabalhadores têm dificuldades em conciliar as tarefas do trabalho e o cuidado com os filhos. “Ao garantir que os pais tenham a oportunidade de acompanhar seus filhos para receberem vacinas, estamos investindo na saúde preventiva das crianças, o que pode resultar em uma redução do absenteísmo no trabalho devido a doenças evitáveis”, afirma o autor.
Além de dois ajustes na redação, a senadora Ana Paula apresentou uma emenda para condicionar a concessão do benefício à declaração de que o outro genitor ou responsável pelo filho não recebeu benefício semelhante. O texto ainda estabelece que o número de afastamentos não poderá exceder ao previsto no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunizações.
Em seu relatório, Ana Paula destaca a importância da medida, ao apontar a redução da cobertura vacinal no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Saúde, apresentados pela relatora, menos de 59% da população estava imunizada em 2021, enquanto, em 2019, essa porcentagem era de 79%. A meta da pasta é que 95% dos brasileiros estejam vacinados.
Se aprovado na CAS, o projeto seguirá para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde vai tramitar em decisão final.
Na mesma reunião, a CAS vai votar o projeto que elimina o período de carência para gestantes que contratem plano de saúde ( PL 6.040/2019 ). O benefício vale para o atendimento integral, inclusive realização de cirurgias decorrentes da gestação. Também consta da pauta o projeto que elenca uma série de medidas para facilitar a inserção de mulheres acima de 50 anos no mercado de trabalho ( PL 375/2023 ).
Senado Federal Confúcio Moura defende investimento em educação para reduzir violência
Senado Federal Girão afirma que manifestações pediram impeachment de ministros do STF
Senado Federal Seif elogia ações de EUA e Israel contra o Irã Mín. 20° Máx. 27°