Na quinta e na sexta-feira da próxima semana (19 e 20 de junho), não haverá expediente na Prefeitura de Sorriso em respeito a Corpus Christi, festa cristã celebrada 60 dias depois da Páscoa e sempre na quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.
Assim como o Paço, secretarias municipais e outras repartições ligadas à Administração Municipal também estarão fechadas nestes dias, como o Ganha Tempo, por exemplo.
Confira o funcionamento por setores, lembrando que serviços essenciais seguem mantidos :
Assistência Social
As unidades da Assistência Social, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) São José, São Domingos e Praça CEU, assim como o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Conselho Tutelar, não terão expediente no feriado. No entanto, o Creas e o Conselho Tutelar poderão ser acionados pelos telefones de plantão: o 99637 7258 (Creas) e o 99915 9077 (Conselho Tutelar).
Educação
Nas unidades escolares municipais, também não haverá aula nestes dias, como já previsto no calendário escolar. No entanto, na sexta-feira, os professores estarão em conselho de classe.
Saúde
A Secretaria de Saúde (Semsa) organizou a seguinte escala de atendimento para o período:
- A Upinha da Zona Leste; a UPA Sara Akemi Ichicava; a Farmácia Central Takeo Watanabe e o SAMU seguem com atendimento 24 horas, todos os dias. Para contatar o SAMU basta ligar 192;
- Upinha Santa Clara: atendimento dia 19 e 20, das 18h à meia noite. No sábado e domingo (21 e 22), a unidade estará fechada.
- No PSF Central será ofertado plantão para atendimento odontológico nos dias 20, 21 e 22, das 7 às 19 horas;
- Vale lembrar que os 30 PSFs do Município, o Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) e as demais Farmácias Cidadãs voltam a atender normalmente na quarta-feira (23 de junho).
Limpeza Urbana
Na quinta-feira, não será feito nenhum tipo de coleta, mas na sexta, os serviços retornam à normalidade.
Trânsito e Defesa Civil
A Guarda Municipal de Trânsito (GM) segue com plantão pelo 153 e pelo 66 99668 2034 nas 24 horas do dia, todos os dias. Já a Coordenação de Proteção e Defesa Civil (Compdec) pode ser acionada, também nas 24 horas do dia, pelo 199 ou pelo 66 99668 2062.
Ruas interditadas
Vale lembrar que, por conta da tradicional procissão de Corpus Christi, algumas ruas e avenidas serão temporariamente bloqueadas para o trânsito de veículos no período da manhã da quinta-feira (19).
A região da Igreja Matriz, cujas missas estão sendo temporariamente realizadas no Ginásio de Evangelização São Pedro (Gesp), será interditada, logo no início da manhã, a Avenida Natalino Brescansin, no trecho compreendido entre a Rua Marechal Cândido Rondon, a Avenida dos Imigrantes e a Rua Rui Barbosa.
A Igreja São José, no Jardim Primavera, também realizará procissão e, por conta disso, o trânsito ficará fechado na região das ruas Floriano Peixoto, São João, Travessa das Orquídeas e Perimetral Noroeste.
Na São Miguel Arcanjo, o cortejo sairá pela Avenida Luiz Amadeu Lodi, virando e seguindo na Rua Carmem Miranda até a Rua das Videiras, novamente virando na Travessa Aquário, retornando à Avenida Luiz Amadeu Lodi, até as dependências da igreja.
Vale a recomendação de que condutores que, se possível, adotem rotas alternativas e redobrem a atenção ao passar nas proximidades destes locais, garantindo assim a plena segurança de todos.
até Perimetral Noroeste e até a Rua Lupicínio Rodrigues, retornando na Travessa Poxoréu até à porta da Igreja São José
Transporte Coletivo
Na quinta-feira (19), os ônibus do transporte coletivo não rodam, mas o serviço volta a ser ofertado normalmente na sexta-feira (20).
Comércio
Conforme prevê a Lei da Liberdade Econômica, e reforça a Lei Municipal 3.199 /2021, todos os estabelecimentos comerciais podem abrir suas portas aos domingos e feriados, devendo considerar somente as questões trabalhistas, como pagamento de horas-extras, por exemplo.
Texto: Nádia Mastella
Fotos: Internet
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 20° Máx. 32°