Terça, 17 de Junho de 2025
21°

Parcialmente nublado

Lucas do Rio Verde, MT

Educação Educação

Nota de corte da segunda fase do Revalida fica em 65,655 pontos

Exame é para médicos formados no exterior que querem atuar no Brasil

16/06/2025 às 18h45
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os participantes da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2025/1 precisam obter, no mínimo, 65,655 pontos de 100 para serem aprovados na prova de habilidades clínicas.

A nota de corte foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O Revalida avalia a formação de brasileiros e estrangeiros que querem exercer a medicina no Brasil e se formaram no exterior. O objetivo do exame é garantir a qualidade do atendimento médico prestado no país.

Para participar da prova prática, o participante deve ter sido aprovado na primeira etapa do Revalida 2025, aplicado em março, que contemplou as provas objetiva e discursiva.

Também podem participar aqueles formados no exterior que fizeram nas duas edições de 2024 e que foram aprovados na primeira etapa, mas reprovados na segunda.

>> Siga o perfil da Agência Brasil no Instagram

Habilidades clínicas

A segunda etapa do Revalida é estruturada em um conjunto de dez estações, que são percorridas ao longo dos dois dias de exame, sendo cinco em cada dia.

Nesta etapa, serão realizadas tarefas específicas, que podem incluir investigação de história clínica, interpretação de exames, formulação de hipóteses diagnósticas, demonstração de procedimentos médicos, aconselhamento a pacientes ou familiares, entre outros trabalhos. A prova também avalia as habilidades de comunicação verbal e não verbal com pacientes, familiares e equipe médica.

De acordo com o edital da segunda fase do Revalida 2025 , em cada estação, os participantes disporão de, no máximo, dez minutos para realizar as tarefas exigidas, seguindo as orientações do material de aplicação existente na estação e do chefe de estação, além das informações a serem fornecidas pelos pacientes simulados, conforme as especificidades do caso.

Cada estação da prova de habilidades clínicas será pontuada de zero a dez, implicando em nota máxima de 100 pontos para o giro nessas dez estações.

Cronograma do exame:

  • divulgação do Cartão de Confirmação de Inscrição: 14 de julho;
  • aplicação da prova de habilidades clinicas: 19 e 20 de julho;
  • divulgação do resultado final: 31 de outubro;
  • Indicação da universidade parceira revalidadora: 1º de novembro.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde, MT Atualizado às 23h07 - Fonte: ClimaTempo
21°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 30°

Qua 30°C 17°C
Qui 31°C 17°C
Sex 31°C 20°C
Sáb 33°C 21°C
Dom 33°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes