
O Projeto de Lei nº 85/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, foi aprovado pelas comissões permanentes da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde e agora segue para votação em plenário. De acordo com o projeto, a Coordenadoria será vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e terá como finalidade "assessorar, assistir, apoiar, articular e acompanhar ações, programas e projetos voltados à mulher".
A estrutura contará com um coordenador, um assistente administrativo e um psicólogo, que serão designados pelo prefeito. Conforme o projeto, a Coordenadoria poderá propor a celebração de convênios, termos de parceria e outros instrumentos congêneres. A Coordenadoria funcionará em caráter permanente e integral no espaço físico do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), recém inaugurado no Bairro Rio Verde.
Na justificativa do projeto, o Poder Executivo argumenta que a criação da Coordenadoria representa um compromisso do Município com o Governo do Estado de Mato Grosso, no contexto da Adesão ao Programa SER Família Mulher, e tem como objetivo "fortalecer e integrar as políticas públicas voltadas para as mulheres, ampliando a capacidade de atuação do poder público na promoção da equidade de gênero, no enfrentamento à violência contra a mulher e na inclusão social, econômica e política das mulheres luverdenses".
O texto ainda destaca que a medida está alinhada às diretrizes da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e aos compromissos assumidos pelo Brasil em tratados internacionais. Com a aprovação nas comissões, o projeto agora aguarda inclusão na pauta de votação do plenário da Câmara Municipal. A próxima sessão ordinária será na segunda-feira (22).
Política Técnicos da Câmara Legislativa recomendam rejeitar projeto sobre BRB
Lucas do Rio Verde Câmara de Vereadores cobra Executivo sobre implantação de bolsões de estacionamento em duas avenidas de Lucas do Rio Verde
Lucas do Rio Verde Câmara de Lucas do Rio Verde cria comissão especial para analisar reestruturação de cargos da Educação Mín. 20° Máx. 28°