Nesta semana, a Prefeitura, via Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF), deu início à roçada de terrenos particulares multados por sujeira e mato alto. Nestes casos, os proprietários não limparam os terrenos e, portanto, não apresentaram defesa. Com isso, além da multa, os proprietários também terão de arcar com a taxa de limpeza, que varia de acordo com o tamanho da área multada.
Coordenador do NIF, Gabriel Alves Rodrigues Neto destaca que manter os terrenos baldios limpos, assim como quintais, é fundamental para a saúde pública, à medida que evita a proliferação de insetos, com destaque para o mosquito da dengue, que também transmite Zika e Chikungunya.
Ainda na semana passada, o gestor participou de uma reunião com o promotor de justiça Marcio Florestan, junto a representantes da Secretaria de Saúde e de laboratórios de análises clínicas. A pauta? Levantar no menor tempo possível o número de pessoas infectadas com arboviroses, e, com isso, mapear as zonas de maior incidência.
“Munido dessa importante informação, o poder público estará canalizando esforços visando a eliminação de focos de proliferação de doenças, buscando priorizar as ações de limpeza de imóveis com acúmulos de lixo, serviço de roçada, bem como a realização de limpeza de bueiros e bocas de lobos”, resumiu Gabriel, lembrando, no entanto, que, independentemente de notificações, é obrigação de cada proprietário manter o terreno sempre limpo.
O gestor lembra ainda que, com o início da estiagem, deixar o terreno sujo, com mato alto, pode resultar em incêndios. E, neste caso, a multa supera os R$ 5 mil.
Quer denunciar algum terreno sujo? Entre em contato com o NIF.
Atendimento digital
Para facilitar o acesso, desde fevereiro o NIF disponibiliza atendimento digital. A ferramenta permite a captação de denúncias nas 24 horas do dia, todos os dias da semana, inclusive sábados, domingos e feriados.
Para tanto, basta entrar em contato, via WhatsApp, com o número 66 99927-2611, que permite o registro de denúncias, solicitação de serviços, informações e contato com a Junta de Análise e Julgamento de Recursos Administrativos (Jurad).
Atendimento presencial
Para quem prefere atendimento pessoal, basta procurar o NIF, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Blumenau, 2385, em frente ao Banco do Brasil.
Ligação telefônica
Quem optar por uma ligação telefônica, é só acionar o 3545 4769, também de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.
Texto: Decom
Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Mín. 19° Máx. 30°