Sexta, 06 de Junho de 2025
29°

Tempo limpo

Lucas do Rio Verde, MT

Cidades Sorriso - MT

CIES e SAE promovem roda de conversa sobre Planejamento Familiar no CRAS São José

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São José recebeu na manhã desta quinta-feira (05) a enfermeira Michelle Saldanha, para uma r...

05/06/2025 às 19h00
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do São José recebeu na manhã desta quinta-feira (05) a enfermeira Michelle Saldanha, para uma roda de conversa sobre Planejamento Familiar. A abordagem direcionada as gestantes, destacou os passos necessários para dar início ao processo, os direitos garantidos por lei e os métodos contraceptivos contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além dos recursos que a rede pública disponibiliza para a saúde sexual e o planejamento reprodutivo responsável.

Durante a palestra, as participantes puderam tirar dúvidas sobre as diversas possibilidades de planejamento reprodutivo e ações preventivas que o Município oferece em relação às ISTs, muitas vezes negligenciado. Segundo Michelle, os métodos cirúrgicos de esterilização permanente, como a laqueadura e a vasectomia, não favorecem a proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.

“Muitas pessoas, ao optarem por esses procedimentos, deixam de usar preservativos por acharem que, ao eliminar o risco de gravidez, estão totalmente protegidas, e isso não é verdade. Essa falsa sensação de segurança tem contribuído para o aumento expressivo de doenças venéreas”, enfatiza Michelle Saldanha.

A iniciativa integra um conjunto de ações da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), com a parceria do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), buscando garantir políticas públicas que respeitem e acolham a decisão da mulher, assegurando que ela seja tomada de forma consciente, informada.

“Promover o planejamento familiar é também promover educação em saúde e autocuidado. A prevenção deve estar sempre presente nas relações, como forma de proteção à saúde individual e coletiva”, finalizou a coordenadora da CIES, Silvia Gehring.

  • Texto: Janaína Oliveira

    Fotos: CIES

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    Lucas do Rio Verde, MT Atualizado às 11h04 - Fonte: ClimaTempo
    29°
    Tempo limpo

    Mín. 19° Máx. 31°

    Sáb 31°C 18°C
    Dom 31°C 19°C
    Seg 32°C 20°C
    Ter 30°C 17°C
    Qua 31°C 17°C
    Horóscopo
    Áries
    Touro
    Gêmeos
    Câncer
    Leão
    Virgem
    Libra
    Escorpião
    Sagitário
    Capricórnio
    Aquário
    Peixes