Por meio da Indicação nº 646/2025, a vereadora Jane Delalibera (PL), está requerendo à Secretaria Municipal de Assistência Social a implementação de um programa permanente de capacitação para as equipes de abordagem social que atendem pessoas em situação de rua no município. A proposta enfatiza a necessidade de formação continuada em humanização, escuta qualificada e atendimento intersetorial, visando aprimorar o acolhimento e a reinserção social dessa população.
O documento destaca que o trabalho de abordagem é fundamental para conectar essa parcela da população a serviços essenciais, como abrigos, saúde, emissão de documentos e programas assistenciais. No entanto, a complexidade dessa demanda exige preparo técnico e sensibilidade, já que muitas vezes os profissionais lidam com histórias de exclusão, traumas e violações de direitos. “A formação continuada em humanização, segundo a indicação, é crucial para que o atendimento vá além da operacionalidade e se torne efetivamente transformador”, explicou Jane Delalibera.
“Ao investir nessa qualificação, Sorriso reforçaria seu compromisso com uma política pública mais ética, inclusiva e eficiente, além de contribuir para o bem-estar tanto dos usuários quanto dos profissionais, que enfrentam diariamente situações de alta complexidade emocional”, informou a parlamentar
A medida busca, ainda, fortalecer o vínculo entre as equipes e a população atendida, facilitando a identificação de necessidades individuais e o encaminhamento adequado dentro da rede de proteção social. Caso acatada pela prefeitura, a iniciativa pode melhorar não apenas a qualidade do serviço, mas também as condições de trabalho dos agentes sociais.
Mín. 20° Máx. 32°