Quarta, 11 de Março de 2026
22°

Tempo nublado

Lucas do Rio Verde, MT

Estado Socioeducativo

Internos de 18 anos colocam fogo em quartos do socioeducativo por transferência para presídio em MT

Eles completaram 18 anos e afirmaram aos policiais que não querem mais ficar no presídio destinado a adolescentes.

24/01/2020 às 14h28
Por: Redação Fonte: Por: G1 MT
Compartilhe:
Incêndio destruiu quartos — Foto: TVCA/Reprodução
Incêndio destruiu quartos — Foto: TVCA/Reprodução

  Um grupo de internos do Centro Socioeducativo de Sinop (MT) provocaram dois incêndios em quartos, nessa quinta-feira (23), como forma de protesto para que sejam transferidos para o presídio Ferrugem, destinado a maiores de idade. Segundo a Polícia Militar, eles completaram 18 anos recentemente e afirmaram que não querem mais ficar no presídio destinado a adolescentes.

  A primeira ocorrência foi registrada por volta das 10h30 [horário de Mato Grosso] e a segunda no período da tarde.

  De acordo com a polícia, três internos foram os responsáveis por incentivar as ações e comandar o grupo que provocou o incêndio.

  O capitão da PM, Rodrigo Varella, contou que a fumaça tomou conta do socioeducativo e o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas. Ninguém ficou ferido.

  “Atearam fogo nos colchões. Os internos foram colocados na quadra até que o incêndio fosse controlado. Eles usaram fios de ventilador e instalações elétricas para provocar curto-circuito e conseguir colocar fogo na cela. Na segunda vez um deles assumiu a autoria e falou que não concorda em ficar no socioeducativo”, explicou.

  Os internos cumprem medida socioeducativa pelos crimes cometidos quando eram menores de idade e as medidas tem prazo máximo de três anos. Eles podem ficar na unidade até completar 21 anos.

  No entanto, por causa do incêndio, ficará à critério da polícia definir o crime praticado, dependendo do ato, eles podem ser transferidos ao Presídio de Ferrugem.

Local improvisado


  Atualmente, o socioeducativo funciona em um espaço improvisado, onde funcionava uma cadeira feminina. O espaço conta com 12 vagas para internação de menores infratores e há anos existe uma cobrança pela construção de um novo centro, com mais vagas.

  Um espaço já foi definido para a construção da nova estrutura. Em dezembro, o promotor de justiça Nilton Padoan comentou sobre a previsão de construção do novo centro.

  “O estado assinou alguns contratos para que sejam criados novos centros de internação. O contrato já foi assinado e já tem o dinheiro para pagar”, disse.

  O governo informou que o socioeducativo seria fechado em dezembro, mas após a mobilização da sociedade, a Câmara Municipal destinou R$ 100 mil para a reforma do local e o engenheiro da prefeitura de Sinop é o responsável pelo projeto de reforma. A previsão é que a reforma seja concluída no fim deste mês.

  A construção de uma nova unidade, segundo o estado, depende da contratação de uma empresa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde, MT Atualizado às 02h09 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 30°

Qui 30°C 22°C
Sex 28°C 21°C
Sáb 25°C 21°C
Dom 27°C 21°C
Seg 27°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes