Segunda, 10 de Agosto de 2020 18:17
066 99679-8308
Estado Pré-Enem Digital

Alunos do ensino médio já podem assistir aulas pela TV

A partir de agora, os alunos do ensino médio, principalmente aqueles que farão o Enem, poderão contar com uma série de videoaulas com conteúdos focados nas quatro áreas do conhecimento.

19/05/2020 09h46
Por: Redação Fonte: Rosane Brandão | Seduc-MT
Aulas de introdução à filosofia com o professor Felipe Moraes - Foto por: Seduc-MT
Aulas de introdução à filosofia com o professor Felipe Moraes - Foto por: Seduc-MT

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta segunda-feira (18.05) as transmissões pela TV Assembleia com as videoaulas para os alunos da rede estadual de ensino. A partir de agora, os alunos do ensino médio, principalmente aqueles que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), poderão contar com uma série de conteúdos focados nas quatro áreas do conhecimento.

No primeiro dia de transmissão pela TV, os alunos assistiram aulas de introdução à filosofia com o professor Felipe Moraes Neto, da EE Raimundo Pinheiro, e de interpretação de texto com o professor de Linguagens Sérgio Cintra.

Mesmo sem as aulas presenciais, Júlia Carvalho, aluna do 3º ano da EE Plena José de Mesquita, se prepara para fazer o Enem e disputar uma vaga em uma universidade. Segundo ela, as videoaulas do Pré-enem digital são de grande ajuda para auxiliar em seus estudos.

“É bom saber que o governo está se preocupando com nosso aprendizado, buscando formas de suprir essa ausência de aulas presenciais. As videoaulas são de boa qualidade e com professores muito capacitados”, ressalta.

A estudante Ana Clara da Silva Costa, da Escola Estadual André Avelino, ainda está no 2º ano do ensino médio, mas pretende fazer o Enem como treineira. Ela diz que as videoaulas vão ajudar muito em seu aprendizado. “Achei o projeto muito importante e as aulas serão essenciais para eu me preparar para o Enem”.

Nesta terça-feira (19.05), as aulas serão de física (ondulatória parte 1 e parte 2), com o professor da sede da Seduc Beine José. Na quarta-feira (19.05), será Literatura com a professora Franciellen Neves, da EE André Avelino, e Biologia com o professor Carlos Magno, da EE Raimundo Pinheiro.

De quinta-feira a sábado haverá reapresentação dessas videoaulas. Na semana seguinte, entre os dias 25 e 30 de maio, as aulas serão de matemática, química e redação.

Todas as aulas transmitidas pelas TV Assembleia ficarão disponíveis também na página do youtube Pré-Enem Digital

Custo Zero

A produção das aulas e as transmissões pela TV serão a custo zero. Essas videoaulas, para o ensino médio, estão sendo produzidas e gravadas por 30 professores da rede estadual de ensino e alguns professores voluntários da rede privada. As gravações são feitas com equipamentos do Estado e no estúdio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) e na própria sede da Seduc.

O professor de Linguagens Sérgio Cintra, é um dos voluntários que participa das produções das videoaulas. Para ele, o Pré-enem digital é um importante projeto para ajudar os alunos a estudar durante o período da pandemia. “Estamos aqui para ajudar os alunos a se preparar para entrar numa universidade. Aqui eles têm ensino de qualidade”, observa o professor, que vai lecionar pela TV aulas de redação e interpretação de textos.

Sérgio Cintra ressalta ainda que aceitou participar do projeto como voluntário porque acredita na ideia. “Não é a primeira vez sou voluntário em projetos como esse, pois acredito que cada um tem que fazer a sua parte”.

As videoaulas serão transmitidas pela TV Assembleia de segunda à quarta-feira, das 7h às 8h, com reprises de quinta-feira a sábado, no mesmo horário. A TV Assembleia é transmitida pelos canais 30.1 e 30.2 (aberto HD Digital), 10 (Net TV) e também via internet, neste link.

A aulas transmitidas pela TV fazem parte das ações da plataforma Aprendizagem Conectada, criada pela Seduc para ofertar, aos estudantes, atividades pedagógicas para auxiliá-los na aprendizagem durante o período da pandemia da Covid-19. Essas atividades pedagógicas que podem ser acessadas por meio da internet (computador e dispositivos móveis) no site da Seduc e na plataforma Aprendizagem Conectada.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.