Segunda, 09 de Março de 2026
20°

Parcialmente nublado

Lucas do Rio Verde, MT

Estado Novo Modelo

Mato Grosso tem mais de 200 mil veículos emplacados no padrão Mercosul

Somente em situações específicas os veículos são obrigados a realizar a troca para o novo modelo Mercosul

26/05/2020 às 09h55
Por: Redação Fonte: Lidiana Cuiabano | Detran-MT
Compartilhe:
Novo padrão de placa Mercosul - Foto por: Gilia Amaral/Detran-MT
Novo padrão de placa Mercosul - Foto por: Gilia Amaral/Detran-MT

Desde de 17 de fevereiro, quando iniciou em Mato Grosso o novo modelo de placa padrão Mercosul, até o dia 25 de maio, já foram emplacados no Estado 216.423 veículos.

A frota atual de Mato Grosso é de 2.226.798 veículos, entretanto, nem todos são obrigados a realizar a troca para o novo modelo Mercosul.

A nova placa é obrigatória para os seguintes casos

- Primeiro emplacamento do veículo;

- Substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo;

- Furto, extravio, roubo ou dano da referida placa;

- Mudança de município ou de Unidade Federativa;

- Necessidade de instalação da segunda placa traseira, perda ou danos no lacre.

O proprietário de veículo que desejar fazer a troca voluntária para o novo modelo de placa também poderá fazer o emplacamento.

Locais de compra da nova placa

No site oficial do Detran-MT está disponível a lista com o nome, endereço, número para contato e e-mail das empresas que já estão credenciadas pelo órgão de trânsito a realizar o emplacamento no novo modelo em Mato Grosso. Confira AQUI.

Placa Mercosul

Marlos Ney Vidal

 

O novo modelo de placa é oriundo de um acordo entre os países do Mercosul, assinado em dezembro de 2010. O padrão mantem os sete caracteres da placa atual brasileira, porém com quatro letras e três números, e não mais três letras e quatro números, que poderão ser “embaralhados”, e não mais dispostos de maneira fixa em uma sequência.

O fundo também sofreu a mudança de cor e passa a ser totalmente branco. Além disso, a bandeira do Brasil e a escrita substitui o município. Com isso, os veículos com a nova placa podem circular livremente nos países que integram o Mercosul, sem autorização prévia.

A nova placa não tem mais os símbolos que permitiam a identificação de local de registro do veículo. Também sofreu mudança a cor dos caracteres para diferenciar os tipos de veículos.

Os veículos de passeio com a cor preta, veículos comerciais (aluguel e aprendizagem) na cor vermelha, carros oficiais na cor azul, a verde para veículos em teste, para veículos diplomáticos dourado e cinza prata para os veículos de colecionadores.

Todas as placas deverão conter o código de barras tipo (QR Code) com informações do banco de dados do fabricante da placa e o número de série. O objetivo é controlar a produção, logística, estampagem e instalações da PIV nos respectivos veículos, além da verificação da sua autenticidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Lucas do Rio Verde, MT Atualizado às 21h09 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 27°

Ter 28°C 21°C
Qua 29°C 21°C
Qui 29°C 21°C
Sex 27°C 21°C
Sáb 26°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes