Segunda, 13 de Julho de 2020 15:54
066 99679-8308
Estado Humaniza Mais

Secitec apoia campanha de entretenimento para tratamento de pacientes com Covid-19

A campanha visa arrecadar celulares, tablets, notebooks, televisores, entre outros equipamentos para possibilitar a conexão virtual dos pacientes com o mundo externo

24/06/2020 09h48
Por: Redação Fonte: Camila Paulino | Seciteci
Os equipamentos eletrônicos serão doados para pacientes internados com Covid-19 - Foto por: NYT/Spedali Civili di Brescia
Os equipamentos eletrônicos serão doados para pacientes internados com Covid-19 - Foto por: NYT/Spedali Civili di Brescia

  A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) está apoiando a campanha Humaniza Mais, criada para arrecadar equipamentos eletrônicos que serão doados para pacientes em estado grave com a Covid- 19, internados no Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM). A iniciativa visa possibilitar a conexão virtual dos pacientes com o mundo externo.

  Integrante do projeto, a superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Científico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueredo, explica que estão sendo arrecadados celulares, tablets, notebooks, televisores, entre outros equipamentos, novos ou usados, com bom estado de uso.

  “Com isso, os pacientes poderão, por exemplo, receber chamadas de vídeo e mensagens de parentes e amigos, além de web consultas com terapeutas e psicólogos, ações que colaboram com o tratamento feito na unidade de saúde”.

  Ela lembra que muitas pessoas têm aparelhos inutilizados, mas que ainda funcionam e podem ser doados. “Nosso objetivo é fomentar esta ação, dando apoio nas arrecadações e promovendo a integração entre pacientes internados e seus familiares, pois muitos não têm meios de comunicação com seus parentes e amigos, ou seja, é uma forma de auxiliar psicologicamente estes pacientes”, disse ela.

  Um dos idealizados do projeto, Bruno Barros, cirurgião-dentista no HUJM, explica que o Humaniza Mais visa promover o entretenimento e apoio psicológico aos pacientes.

  “Nesse período crítico de pandemia, decidimos nos unir e formar uma rede de parceiros para fomentar esse projeto para pacientes graves com Covid-19. Agora precisamos da ajuda de toda a sociedade para o sucesso desta iniciativa”, destaca.

  Segundo ele, alguns pacientes chegam a passar meses sem poder ver ou se comunicar com seus familiares e amigos.

 “Acreditamos que o uso desses recursos tecnológicos pode amenizar a solidão, ansiedade, depressão e demais repercussões psicológicas negativas, comuns nesse momento de fraqueza física e mental. E sabemos que todos os aspectos da experiência hospitalar de um paciente têm influência na saúde geral e recuperação”, enfatiza Bruno.

  O Hospital Júlio Müller é a primeira unidade beneficiada e, dependendo do volume de arrecadações, outras entidades hospitalares que possuem Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 também serão contempladas. As doações poderão ser entregues na sede da Seciteci e no campus da Fatec Senai de Cuiabá. Os aparelhos doados passarão por limpeza e descontaminação frequentemente. Além disso, todos os equipamentos serão formatados antes de serem entregues ao hospital.

  O projeto também criou uma “vaquinha virtual” para arrecadar dinheiro para a compra de equipamentos. Os interessados em doar qualquer quantia em valor, para ajudar a comprar os equipamentos, pode acessar o link: https://vaka.me/1115495

  Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail gphumanizamais@gmail.com ou pelo Instagram @grupohumanizamais. Contato para dúvidas ou solicitações: (65) 9 8146-0234 (Bruno).

  Equipe

  Também integram a equipe do projeto a gerente de operações da Fundação André e Lúcia Maggi, Aletéa Rufino, a presidente e o vice-presidente do Instituto Joana D’Arc, Marildette França e Julio Cesar Mendes, além da gerente de T.I. do grupo Aldo, Clariana Cardoso, e a supervisora de negócios da Amaggi, Letícia Pedrini.

  Além da Seciteci, apoiam a iniciativa o Senai/Fatec, a comunidade Suporte MT, o Fundo #umportodos, a Fundação André e Lucia Maggi, o Instituto Joana D’Arc, e a Sociedade de Usuários de Tecnologia, a Sucesu MT.

  Voluntários

O projeto busca voluntários que possam contribuir com a formatação desses eletrônicos para serem entregues ao hospital. Para contribuir doando equipamentos ou como voluntário, acesse AQUI.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.