Domingo, 20 de Setembro de 2020 07:42
066 99679-8308
Estado Resgate

Onça-pintada é resgatada do Pantanal com queimaduras e transferida de helicóptero ao hospital veterinário

Animal foi encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e por veterinários voluntários que atuam no resgate de animais na região.

12/09/2020 11h41
Por: Redação Fonte: Por: G1 MT
Onça-pintada teve as quatro patas queimadas — Foto: Corpo de Bombeiros
Onça-pintada teve as quatro patas queimadas — Foto: Corpo de Bombeiros

  Uma onça-pintada adulta foi resgatada na região de Porto Jofre, no Pantanal mato-grossense, com ferimentos e sinais de queimaduras, nessa sexta-feira (11).

  O animal foi encontrado por equipes do Corpo de Bombeiros Militar e por veterinários voluntários que atuam no resgate de animais na região, que já teve grande parte da vegetação queimada.

  A onça recebeu os primeiros atendimentos no local. Em seguida, o helicóptero da Marinha do Brasil foi acionado para o resgate do animal, que foi encaminhado até Cuiabá.

  No aeroporto, uma equipe do Batalhão de Emergências Ambientais fez o transporte da onça até o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso, onde ela passa a receber tratamento.

  As chamas já atingiram 2,3 milhões de hectares do bioma, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa mais de 15% de toda a extensão do Pantanal.

  A área queimada corresponde, por exemplo, a quase três vezes a região metropolitana de São Paulo, que abriga 39 municípios, ou 15 vezes a área da capital paulista.

  Em meio ao avanço do fogo, os animais lutam para sobreviver, enquanto a vegetação é devastada.

  De janeiro ao início de setembro, foram registrados 12,1 mil focos de calor no Pantanal, segundo o Inpe. É o maior número no período desde 1998, quando o instituto iniciou um monitoramento que se tornou referência para acompanhar as queimadas no país.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.