Segunda, 21 de Setembro de 2020 05:58
066 99679-8308
Estado Ponto Turístico

Ponto turístico é destruído por incêndio em Mato Grosso

O fogo destruiu a vegetação e a escadaria que dá acesso ao local.

14/09/2020 09h46
Por: Redação Fonte: Por: CenárioMT
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

  Os incêndios que atingem o Pantanal mato-grossense ganharam maiores proporções e atingiram, neste domingo (13), a Dolina Água Milagrosa, um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, localizada em Cáceres, a 250 km da capital.

  O fogo destruiu a vegetação e a escadaria que dá acesso ao local.

  As queimadas que atingem o Pantanal começaram há cerca de dois meses e já destruíram mais de 2 milhões de hectares do bioma.

  De acordo com Marcelo Crastillon, proprietário da fazenda Dolina Água Milagrosa, não foi possível acabar com as chamas a tempo.

  “Tivemos a ajuda de alguns vizinhos. Acionamos os bombeiros, mas eles não puderam atender ao chamado, porque estariam apagando incêndios em outros locais. Infelizmente, não tivemos êxito ao apagar esse fogo”, conta.

  O proprietário também explicou que as chamas que destruíram a escadaria e a vegetação local está se espalhando para as fazendas vizinhas.

  “OS PROPRIETÁRIOS DAS FAZENDAS ESTÃO TENTANDO APAGAR, MAS ESTÁ MUITO DIFÍCIL. ESTAMOS AQUI HÁ MAIS DE 50 ANOS E NUNCA ACONTECEU UM INCÊNDIO COM TANTA FORÇA E DEVASTAÇÃO”, LAMENTA.

  As visitas ao ponto turístico foram canceladas. As atividades no local só serão retomadas após a reconstrução da escadaria.

  A previsão é que a situação só normalizem no próximo ano, segundo o proprietário.

  “Esperamos uma chuva para acabar com esse fogo e para evitar que outras propriedades não sejam atingidas. Estamos muito tristes. A dolina é considerada uma das belezas naturais mais preservadas no estado. Agora é esperar que a chuva deste ano seja abundante para que a flora possa se recuperar.

  Dolina Água Milagrosa
  A Dolina Água Milagrosa é um ponto de mergulho, com mais de 100 metros de profundidade e águas cristalinas em tons de azul turquesa ou verde esmeralda, de acordo com a época do ano.

  O melhor período para encontrar a água no tom azul é no período da seca, que é de maio a setembro. No período de chuvas, a partir de outubro, o tom da água muda para verde.

  A dolina fica em uma propriedade particular dentro da mata. É preciso percorrer uma trilha leve de aproximadamente 850 metros para chegar no local. O acesso é através da escadaria, com 154 degraus.

  A entrada é permitida apenas com guias e condutores credenciados. O local é aberto para mergulho, contemplação e trilha para caminhada, com limite de visitações por dia.

  Fogo no Pantanal
  A Delegacia de Meio Ambiente (Dema) está investigando quem são os possíveis responsáveis pelos focos de incêndio que deram início a grandes queimadas no Pantanal mato-grossense, que já acontecem Foram realizadas cinco perícias pelo Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman-MT).

  Os resultados apontaram ação humana como causa da origem das queimadas na região.

  A investigação policial apura a responsabilidade criminal dos envolvidos, as causas do incêndio, o nexo de causalidade entre o fato e o crime e quem é o autor.

  As chamas já atingiram 2,3 milhões de hectares do bioma, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número representa mais de 15% de toda a extensão do Pantanal.

  A área queimada corresponde, por exemplo, a quase três vezes a região metropolitana de São Paulo, que abriga 39 municípios, ou 15 vezes a área da capital paulista.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.